
A TRAVEL MAGG foi experimentar o novo menu executivo do ÀCosta Lisboa by Olivier, disponível desde outubro. Esta oferta para os almoços de segunda a sexta-feira (exceto feriados) inclui couvert, prato, bebida e café pelo valor de 29€.
Este restaurante mesmo junto ao Tejo e a uma das saídas do metro do Terreiro do Paço propõe, para iniciar a refeição, um cesto de pão, com algumas variedades, manteiga dos Açores com sal, um guloso pão torrado com manteiga e uma pasta de atum inesquecível.
Para beber (e acompanhar um dos nove pratos à escolha), há cocktails como o Ariel, com vodka Absolut Elyx, xarope de framboesa, sumo de lima e aperol, e mocktails como o de frutos vermelhos com sumo de cramberry e de limão, xarope de framboesa e club soda.
Quanto ao peixe, há bacalhau assado, grelos, cebola, pimentos e batata nova, açorda de camarão com salada verde, strogonoff de lulas com arroz branco, rissois de pescada e berbigão com arroz de tomate e maionese de limão, filetes de peixe galo frito com arroz de tomate e molho tártaro e arroz de tamboril e gambas com salada verde.
Este último é uma delícia. Cremoso e saboroso, não lhe conseguimos apontar quaisquer defeitos. Se lhe apetecer carne, pode optar por bife tártaro com lombo de novilho, tostas e batata frita, carne de porco à alentejana com batata frita, amêijoa e pickles ou presa de porco preto com compota de manga e arroz branco, que foi a nossa escolha.
Ficámos tão deslumbrados com o arroz de tamboril que a presa não conseguiu brilhar. Aqui, não precisa de se preocupar com as quantidades: é tudo muito bem servido. E pode degustar cada prato com vista para o rio e para os cruzeiros que atracam em Santa Apolónia.
No ÀCosta Lisboa by Olivier, só falta o cheiro a mar (porque o sabor já lá está). Toda a envolvência remete para as ondas, para o azul, como uma autêntica homenagem. Além da localização, por estar tão ligado à tradição portuguesa, torna-se uma paragem ideal para turistas.
Está em causa o conceito mais português do Grupo Olivier, que já conta com mais de 30 restaurantes em sete países. Em território nacional, pode experimentar o Seen, o ÀCosta, o Yakuza, o XXL, o Clássico, o KOB, o Guilty e o Savage by DC Brothers.
Este novo espaço de Olivier da Costa na Doca da Marinha foi distinguido pelos utilizadores do TheFork como a melhor abertura do ano, tendo vencido a primeira edição dos prémios TheFork Awards 2024.