
É em Condeixa, a poucos minutos de Coimbra, que se encontra uma das paisagens mais deslumbrantes do centro do País - e pouca gente sabe que ela lá está. Com um vale encantador e um trilho que promete cortar a respiração, a cascata de Rio dos Mouros é uma paragem obrigatória para todos aqueles que estiverem a passar pela zona centro de Portugal, uma vez que esta é, certamente, uma paisagem que não vai mesmo querer perder.
Água cristalina, passadiços surpreendentes e uma ponta suspensa digna de um filme são, assim, um plano emocionante para um dia descontraído e cheio de aventura - mas para lá chegar, precisa primeiro de começar o seu passeio de um quilómetro nas Ruínas de Conímbriga, nada mais nada menos do que um dos vestígios mais conhecidos da presença dos romanos em Portugal. Depois disso, é só aventurar-se pela natureza, com árvores e mais árvores à sua volta e um barulho ensurdecedor de puro silêncio.
A parte boa é que foram colocados uns novos passadiços de madeira que intercalam com troços de terra batida, o que torna a experiência mais acessível a todas as pessoas. No entanto, é quando começar a ouvir a água da cascata que saberá que está perto de encontrar uma das muitas maravilhas que Portugal tem para oferecer. A meio do caminho, encontrará ainda uma plataforma panorâmica onde poderá absorver o vale do Rio dos Mouros, mas é mais à frente que se vai deslumbrar com uma vista de invejar.
A existência de uma ponte suspensa no meio da floresta, que atravessa o riacho de uma ponta à outra, promete ser o local com a melhor vista para a impressionante cascata de Rio dos Mouros (e não só da cascata como também da lagoa, que se encontrará logo debaixo dos seus pés). Mas tenha em atenção: os melhores meses para visitar são entre novembro e maio, uma vez que, nos meses mais quentes, o caudal do rio pode diminuir. Assim, aproveite que ainda vamos no início do mês e prepare-se para explorar esta autêntica relíquia.