De Phuket a Chiang Mai, passando por Krabi e Banguecoque, a Tailândia tem sido bastante procurada pelos turistas portugueses como destino para férias. Em 2019, 52 mil viajaram até este país asiático — um número bastante significativo, uma vez que não existem voos diretos.

Em 2023, pós-pandemia da COVID-19, foram 42 mil os portugueses a visitar a Tailândia. "Este ano, esperamos superar os números de 2019", adianta a diretora da Autoridade de Turismo da Tailândia para o sul da Europa, Nanthasiri Ronnasiri. No primeiro semestre de 2024, face ao mesmo período do ano anterior, a procura do destino em Portugal cresceu 36%.

Vai viajar para o Dubai? Veja como pode passar 2 noites no maior hotel de 5 estrelas do Mundo sem pagar
Vai viajar para o Dubai? Veja como pode passar 2 noites no maior hotel de 5 estrelas do Mundo sem pagar
Ver artigo

Este destino no Sudeste Asiático tem sido cada vez mais procurado. O país espera receber 35 milhões de turistas em 2024. Foi, também, o local escolhido para a terceira temporada da série "The White Lotus". O Turismo da Tailândia associou-se à HBO para as gravações em zonas como Banguecoque, Phuket e Ko Samui.

turismo da tailândia
A diretora da Autoridade de Turismo da Tailândia para o sul da Europa, Nanthasiri Ronnasiri. créditos: TRAVEL MAGG

"Khao Sok é agora o ex-libris. Deve ser dos sítios mais bonitos do Mundo. Os portugueses começaram a descobrir", revela a representante da Autoridade de Turismo da Tailândia em Portugal, Rosário Louro, dizendo que este é um dos "destinos com mais futuro durante o próximo ano".

"Os turistas portugueses gostam da cultura, da natureza e da praia", afirma Rosário Louro, que acrescenta que as viagens costumam durar, em média, 15 dias. "Temos tentado trabalhar com operadores turísticos e celebridades para promover o destino", continua.

E a verdade é que várias figuras públicas do panorama nacional têm-se apaixonado pelo destino, como Rita Ferro Rodrigues, que passou uns dias inesquecíveis na Tailândia com os filhos, em abril. "Amazing Thailand: Your Stories Never End" é a campanha deste ano do Turismo da Tailândia.

"A ideia da campanha é dizer que, por mais vezes que vamos à Tailândia, não se esgota. Há sempre coisas novas", assegura Rosário Louro. A campanha está assente em cinco F's: fashion (moda), fighting (luta), food (comida), filming (filmagens) e festival.

O Festival da Tailândia

De 21 a 23 de junho, o Jardim Vasco da Gama, em Lisboa, recebeu novamente o Festival da Tailândia, que teve como objetivo celebrar a arte, a cultura e a gastronomia tailandesas, através de desfiles de moda tailandeses, danças tradicionais, demonstrações de muay thai, concertos e bancas de street food.

"O Festival da Tailândia é muito bom para a comunidade, que está a crescer muito, e para promover a Tailândia", comentou Rosário Louro, durante o evento. "É um momento muito importante para nós, não só do ponto de vista do turismo, como das relações dos dois países. É um ponto de encontro", prosseguiu.

"Ajuda-nos a reavivar anualmente os 500 anos de relações diplomáticas que temos com a Tailândia. Os portugueses foram o primeiro país ocidental a chegar à Tailândia, portanto é o país com quem a Tailândia tem mais anos de relações diplomáticas e culturais", recorda Rosário Louro.

Não faltaram as famosas massagens tailandesas e muito menos os trajes típicos. A TRAVEL MAGG esteve presente neste festival e teve a oportunidade de provar várias delícias típicas, como pad thai, crepes de legumes, frango frito picante e crepes com doce de leite.

A sétima edição desta iniciativa foi organizada pela Embaixada do Reino da Tailândia em Portugal, com o apoio da Autoridade do Turismo da Tailândia (TAT) e da Câmara Municipal de Lisboa.

Antes, os portugueses apenas tinham visto para um período de até 30 dias. A partir de agora, já não precisam de visto na Tailândia durante 60 dias. Esta medida surge com o intuito de facilitar as viagens e "impulsionar a economia".