Explorar cidades novas e conhecer a sua história pode ser dispendioso, mas quem disse que não o pode fazer de graça? O portal de reservas para casas de férias Holidu analisou as 30 cidades mais populares da Europa em 2023, onde é possível aproveitar a viagem de forma bastante económica.

Viagem a Londres. 13 coisas obrigatórias que tem mesmo de ver, conhecer ou fazer
Viagem a Londres. 13 coisas obrigatórias que tem mesmo de ver, conhecer ou fazer
Ver artigo

Tendo em conta os dados do Euromonitor TOP100 Destinations 2023, e baseando-se também nas organizações de turismo locais e nas coberturas mediáticas, foi possível analisar estas cidades em quatro categorias: museus gratuitos, atrações turísticas gratuitas, eventos gratuitos e visitas guiadas gratuitas.

Espreite o seguinte Top10 de modo a saber para onde vai poder viajar sem que a vertente da cultura lhe pese muito na carteira. Lisboa é um dos exemplos de cidades que proporcionam experiências gratuitas.

1. Londres, Inglaterra

A capital inglesa e, segundo a revista "Visão", a segunda mais luxuosa da Europa, leva a medalha de ouro. Sendo uma das cidades mais famosas do mundo, Londres opta por contar a história do país aos turistas em museus, eventos e visitas com entrada gratuita.

Londres
créditos: Pexels

Desde concertos empolgantes a espetáculos de comédia e noites de discoteca sem pagar, Londres conta com 96 museus gratuitos, 1222 eventos gratuitos e 79 visitas gratuitas. Entre alguns dos locais que pode visitar gratuitamente estão o Museu de História Natural, a Catedral de Westminster e a Plataforma de Observação Horizon 22.

2. Paris, França

A medalha de prata vai para a cidade do amor, com 690 atrações gratuitas, 685 eventos gratuitos e 94 visitas guiadas sem pagar. Para além disto, existem 30 museus gratuitos todo o ano e muitos outros onde não paga se os visitar no primeiro domingo de cada mês.

Paris
créditos: Pexels

Visite Paris e conheça, a custo zero, a famosa Catedral de Notre-Dame de Paris, a avenida Champs-Elysees, a praça pública "Le Trocadero et son esplanade", com vista para a Torre Eiffel, e o centro de exposições Petit Palais, entre outras atrações espetaculares.

3. Madrid, Espanha

A medalha de bronze vai para os nossos vizinhos, que oferecem um total de 31 museus gratuitos, 227 eventos gratuitos e 176 visitas gratuitas, pelo que há opções para todos os gostos na capital de Espanha.

Madrid
créditos: Pexels

Os guias são voluntários e têm conhecimento profundo sobre as suas especialidades e sobre as experiências locais. Alguns dos locais que pode visitar gratuitamente são o Parque del Retiro, a praça de Cibeles, o museu Matadero de Madrid e o centro cultural da Fundação Juan March.

4. Roma, Itália

Ainda no sul da Europa, encontramos a capital de Itália, com 33 museus gratuitos, 82 eventos gratuitos e 80 visitas gratuitas. Sendo Roma uma cidade antiquíssima, está repleta de história, ruínas antigas e praças vibrantes.

Roma
créditos: Pexels

Alguns dos locais que pode visitar gratuitamente são o Fórum Romano, os Jardins da Villa Borghese, a Fonte de Trevi, Escada da Piazza di Spagna, a Piazza del Popolo e o Museu Boncompagni Ludovisi de Artes Decorativas

5. Barcelona, Espanha

Voltando a Espanha, em Barcelona, poderá conhecer 14 museus, ir a 205 eventos e participar em 164 visitas guiadas para ficar a conhecer esta cidade como a palma da sua mão. A Festa de la Mercè e o Festival Internacional de Jazz de Barcelona são alguns dos exemplos.

Barcelona
créditos: Pexels

Passe gratuitamente pelo Palau de la Virreina, visite o Parque Ciutadella e veja os animais no jardim zoológico e o jardim botânico, conheça o Castell de Montjuïc, com entrada gratuita a partir das 15 horas, e o MNAC (Museu Nacional d’Art de Catalunya), com entrada livre aos sábados a partir das 15 horas e no primeiro domingo do mês.

6. Milão, Itália

A capital da moda tem várias formas para poder aproveitar cultura de graça. Ao todo, Milão conta com 17 museus gratuitos, 670 eventos gratuitos e 34 visitas guiadas gratuitas. No primeiro domingo de cada mês consegue visitar o Pinacoteca di Brera (desde que marque com antecedência) e o Museo del Cenacolo Vinciano (se comprar os bilhetes online).

Milão
créditos: Pexels

Na primeira e na terceira terça-feira do mês, a partir das 14 horas, é dia de passear pelo Museo del Castello Sforzesco e pelo Acquario Civico. A lista de museus gratuitos para menores de idade é maior e conta com o Pinacoteca di Brera, o Museo del Novecento e a Galleria di Arte Moderna.

7. Amesterdão, Países Baixos

A capital neerlandesa ocupa o sétimo lugar, com 18 museus, 721 eventos e 49 visitas guiadas de graça. Conheça o Rijksmuseum de graça, se for menor de idade, o Museu Van Gogh no primeiro domingo de cada mês e o Palácio Real de Amesterdão sem pagar no dia do Rei, a 27 de abril, e no Dia Anual dos Monumentos Abertos.

Amesterdão
créditos: Pexels

Dia 5 de maio é o Dia da Libertação, que celebra a expulsão dos nazis dos Países Baixos, pelo que, como celebração, a entrada no Museu da Resistência Holandesa é gratuita nessa data.

8. Praga, República Checa

Conheça a capital da República Checa sem gastar um cêntimo nos 15 museus gratuitos, num dos 59 eventos gratuitos ou numa das 134 visitas guiadas gratuitas.Uma das principais atrações de Praga é o Relógio Astronómico, onde não é preciso pagar.

Praga
créditos: Pexels

Como atrações gratuitas juntam-se ao Relógio a Ponte Carlos, o Castelo de Praga, que data do século XIV, a Old Town Square e a Casa Dançante.

9. Lisboa, Portugal

Com 15 museus gratuitos, 81 eventos gratuitos e 140 visitas guiadas gratuitas, Lisboa ocupa o nono lugar deste ranking. Lisboa tornou-se a capital portuguesa em 1385 e conta com mais de 630 anos de história com este título.

Lisboa
créditos: Pexels

É nesta cidade que encontra muita da História de Portugal, que pode conhecer gratuitamente, como é o caso do Museu Nacional dos Coches, o Museu Nacional de Arqueologia, o Museu Nacional de Arte Antiga e o deslumbrante Museu Nacional do Azulejo.

10. Berlim, Alemanha

O Top 10 encerra com a capital alemã. Berlim partilha a sua história e a sua arte através de 35 museus gratuitos, 419 eventos gratuitos e 28 visitas guiadas. Pode visitar de graça as ruínas do Muro de Berlim, o Centro de Informação do Memorial do Holocausto e o Portão de Brandemburgo, considerado o principal símbolo da cidade desde 2002.

Berlim
créditos: Pexels

Muitos dos museus são apenas gratuitos aos domingos, portanto pode optar por comprar o Museumpass, um passe que lhe garante visitas a todos os museus gratuitamente por três dias.