A Alemanha está cada vez mais perto de várias cidades portuguesas, graças a novas ligações diretas operadas por companhias como a Discover Airlines e a Eurowings. A oferta abrange voos a partir de Lisboa, Porto, Faro, Funchal e Ponta Delgada, permitindo visitar destinos com forte apelo turístico como Berlim, Munique, Dusseldorf, Hanover, Colónia e Bona.

Seis cidades alemãs, cada uma com a sua identidade própria, história, cultura e agenda recheada de eventos, estão agora mais acessíveis — ideais para uma escapadinha ou até férias mais prolongadas.

Munique. Cultura, palácios e cerveja a partir do Funchal

Munique
Munique Munique

A capital da Baviera passa a estar ligada ao Funchal por dois voos semanais operados pela Discover Airlines, do grupo Lufthansa. Conhecida mundialmente pela Oktoberfest — que em 2025 decorre de 20 de setembro a 5 de outubro — Munique é também um dos grandes centros culturais da Europa.

O bairro de Kunstareal reúne 18 museus, mais de 40 galerias e outras instituições culturais. Há ainda palácios como o Residenz, com 150 salas visitáveis, e a emblemática Marienplatz, onde fica a Câmara Municipal com um miradouro a 85 metros de altura. Até o surf urbano tem lugar na cidade, no rio Eisbach, onde só os mais experientes se atrevem a desafiar a onda permanente — incluindo o português Garrett McNamara. Site oficial aqui. 

Dusseldorf. Moda, arquitetura e muita animação desde Ponta Delgada

Dusseldorf
Dusseldorf Dusseldorf

A nova ligação direta semanal entre Ponta Delgada e Dusseldorf é operada pela Eurowings. A cidade é conhecida pela sua ligação à moda — especialmente na famosa Königsallee — e pela arquitetura contemporânea no bairro de Mediahafen, com edifícios assinados por nomes como Frank Gehry.

No centro histórico, Altstadt, existe uma impressionante concentração de bares, apelidada de "o bar mais longo do mundo". Em julho, ganha vida com a Feira do Reno (11 a 20 de julho), que inclui carrosséis, desfiles históricos e fogo de artifício. A cidade é também ponto de partida para visitar o Complexo Industrial de Zollverein, classificado pela UNESCO. Site oficial aqui. 

Hanover. Arte, natureza e história com voos diretos de Lisboa

Hanover
Hanover Hanover créditos: Travel Collection / Lookphotos

Lisboa passa a ter três voos semanais para Hanover, também pela Eurowings. A cidade destaca-se pelos seus espaços verdes — a floresta urbana Eilenriede tem quase o dobro do tamanho do Central Park — e por atrações como o Neues Rathaus, com elevador panorâmico em vidro.

No centro histórico, a igreja Kreuzkirche guarda uma obra de Lucas Cranach, o Velho. Nas margens do rio, a zona de Leibnizufer é marcada pelas esculturas femininas Nanas, de Niki de Saint Phalle. Nos arredores, os Jardins de Herrenhausen impressionam pelo seu traçado barroco. E, nos meses quentes, o lago Maschsee é palco de concertos e eventos gastronómicos (30 de julho a 17 de agosto). Site oficial aqui. 

Colónia e Bona: voos diretos do Porto para duas cidades ligadas pela cultura

Colónia
Colónia Colónia

A partir do Porto, a Eurowings garante várias ligações para o aeroporto Cologne Bonn, que serve as cidades de Colónia e Bona. Colónia é dominada pela imponente catedral gótica, cuja construção levou mais de seis séculos e que hoje acolhe o maior relicário da Europa. Subir os 533 degraus até ao topo é um desafio com vista recompensadora. Site oficial aqui. 

Bona
Bona Bona

Bona, por sua vez, foi capital da Alemanha Ocidental até 1991 e é berço de Beethoven. A sua antiga casa é hoje um museu e, todos os anos, entre agosto e setembro, acolhe o Beethovenfest, um festival de música clássica de renome internacional. A cidade conta ainda com mais de 20 museus e grandes áreas verdes, como o parque Rheinaue. Site oficial aqui. 

Berlim. A capital cultural da Europa com voos diretos desde Faro

Berlim
Berlim Berlim

A capital alemã está agora ao alcance de quem parte de Faro, com três novas ligações semanais da Eurowings. Em 2025, a Ilha dos Museus celebra o seu 200.º aniversário, com dezenas de eventos gratuitos até 31 de agosto, incluindo concertos e performances no histórico Kolonnaden Bar.

Berlim é única: possui três óperas, mais de 170 museus, cerca de 290 galerias, duas grandes feiras de arte contemporânea, 50 festivais de cinema e o maior trecho remanescente do Muro, transformado na East Side Gallery. Verde e vibrante, a cidade tem 30% da sua área coberta por parques e 6,6% por água. Uma metrópole onde passado, cultura e vida urbana se cruzam a cada esquina. Site oficial aqui.