Enquanto atravessa filas no aeroporto com a mala na mão e um croissant seco como pequeno-almoço, há um outro universo — paralelo e inatingível — a descolar a poucos metros acima. Nele, o champanhe é Dom Pérignon, o caviar é ilimitado, e as suítes privadas a bordo parecem mais um quarto de hotel de cinco estrelas flutuante. Bem-vindo à primeira classe da Emirates, agora ainda mais ofensivamente luxuosa.

A companhia aérea do Dubai, conhecida por fazer da ostentação um modo de vida, acaba de elevar (ainda mais) a experiência de voar com uma série de novidades pensadas para quem já viu tudo... menos isto.

1. Caviar ilimitado servido com colheres de pérola

Sim, leu bem. Caviar, quantas vezes quiser, servido em taças gravadas personalizadas e acompanhado por sete toppings diferentes — desde blinis a creme de leite e limão. Tudo servido com colheres de pérola, porque claro que é com colheres de pérola.

E como a opulência não vive só de peixe caro, há também tábuas de queijos artesanais servidas em ardósia, mel servido num dipper de madeira, e uma carta de vinhos que inclui nomes como Montrachet, Échezeaux e Château d’Yquem — alguns deles guardados numa cave privada da Emirates em França, só para serem abertos em 2037.

2. Duches com chão aquecido e pijamas hidratantes

Os passageiros da Primeira Classe no A380 podem tomar banho no céu — literalmente. Dois Shower Spas com chão aquecido, flores exóticas e produtos de luxo Voya estão à disposição para uma higiene que não se contenta com toalhitas húmidas. Há toucador, espelho de corpo inteiro, secador e até sanita. Tudo o que o seu WC de casa provavelmente não tem.

E porque dormir também é um luxo, a Emirates distribui pijamas hidratantes com cápsulas que libertam vitamina C e azeite enquanto dorme. Tudo acompanhado por uma almofada com bruma relaxante da marca sueca Byredo e um cobertor de pele de ovelha falsa.

4. Suítes com portas automáticas, videochamada e… binóculos

As suítes privadas têm portas do chão ao teto, cama de corpo inteiro, iluminação ambiente e temperatura personalizável. No B777, há até videochamadas para pedir “room service”, ao estilo hotel de luxo. Quem fica no meio tem janelas virtuais; quem fica à janela recebe binóculos personalizados. Porque ver nuvens a 12 mil metros merece classe.

5. Champanhe, trufas, wagyu e… sliders de lagosta

O menu não tem horários. Apetece-lhe um snack às 3h da manhã? Que tal rolinhos de lagosta, sliders de wagyu ou pipocas trufadas? E sim, há opções vegan gourmet. E sim, pode pedir para levar chocolates e tâmaras numa caixinha elegante para casa. Porque voar em primeira classe não termina na aterragem.

6. Lounge a bordo e transfers com motorista

A viagem começa antes do embarque, com um check-in que mais parece um spa. E se for no Dubai, será recebido num novo lounge inspirado em hotéis boutique. Depois, é levado por um motorista particular até ao avião — e mais tarde até ao destino. Em terra ou no ar, não há momento que escape ao luxo.

Fomos - por mera curiosidade - até ao site da Emirates e simulámos um voo em primeira classe de Lisboa até ao Dubai. Para uma viagem de ida e volta, o valor começa nos 9300€. Por pessoa.