Desde que surgiu em 2007, a Airbnb revolucionou a forma de reservar alojamentos, tornando-se numa das plataformas de viagens mais usadas no mundo. Em 2025, a Airbnb deixa de ser apenas um site para arrendamento de curta duração e lança duas novas categorias: Serviços Airbnb e Experiências Airbnb. A aplicação foi melhorada e, agora reúne todas as valências num só lugar, à distância de um toque.

O que são os Serviços Airbnb?

são uma novidade pensada para tornar as estadias mais completas. Pode contratar um chef privado para o alojamento, reservar uma massagem relaxante ou mesmo marcar uma sessão de treino personalizada — tudo disponível numa só plataforma. Estes serviços vão estar disponíveis inicialmente em 260 cidades e abrangem áreas como spa, fotografia, manicure, refeições prontas e catering, entre outras. O que distingue estes serviços é o rigor na seleção dos profissionais, que têm experiência comprovada, licenças e avaliações feitas pela Airbnb.

A grande vantagem é que pode reservar estes serviços mesmo que não tenha um alojamento na plataforma — pode, por exemplo, agendar um corte de cabelo para fazer em casa.

O que são as Experiências Airbnb?

São atividades organizadas por entidades locais, que prometem mostrar o destino de forma autêntica e longe do turismo de massas. Pode participar em aulas de cozinha, visitas guiadas por especialistas, workshops de arte, passeios na natureza ou até treinos de luta livre. Há também experiências exclusivas criadas para a Airbnb, algumas com celebridades, como uma aula de churrasco com o jogador Patrick Mahomes ou um jantar exclusivo confecionado por Brooklyn Beckham ou uma experiência mistério com Sabrina Carpenter. 

A app foi toda reformulada para facilitar a gestão destas reservas e para recomendar serviços e experiências com base no local onde vai estar e no perfil dos viajantes.

Segundo dados de um inquérito feito em Portugal e divulgado pela plataforma, mais de 65% dos portugueses já reservaram experiências em viagens e mais de 45% gostariam de poder adicionar serviços às suas reservas para tornar a viagem mais confortável. A geração Z e as famílias são os grupos mais interessados nestas novidades.