
Dormir numa casa com inspiração etíope, no meio de um jardim artístico, parece algo saído de um sonho (ou de um festival de arte boho). Mas esta experiência existe mesmo — e fica em Chipre, uma das ilhas menos visitadas do Mediterrâneo. O alojamento chama-se Colour House, está inserido no projeto cultural Euphoria Art Land, é só para adultos e é um dos favoritos dos utilizadores da plataforma Airbnb.
Situado na pequena vila de Pyrgos, a cerca de 1h10 de carro do aeroporto de Larnaca, o espaço é uma verdadeira imersão estética: fotografias artísticas, estátuas africanas, objetos de decoração coloridos e um terraço privado com vista para jardins tropicais, repletos de plantas exóticas e caminhos em mosaico.
A Colour House, um alojamento apenas para adultos, é um convite a uma viagem sensorial entre tradições e natureza. Com uma decoração inspirada no México, o espaço apresenta móveis pintados à mão, plantas exóticas e árvores, criando uma verdadeira oásis de paz longe do ruído urbano. Tem uma cama de casal no piso térreo e duas camas individuais no mezzanino, sem divisões separadas.
Este alojamento não é apenas um local para dormir, mas uma verdadeira experiência cultural, com elementos que nos transportam para a Etiópia, Marrocos, América Latina e Índia, num jogo de cores e designs orgânicos que refletem a riqueza de cada um desses lugares.
Além do interior, os hóspedes têm acesso ao jardim e aos caminhos ao redor das casas, com bancos e zonas de relaxamento ideais para recarregar as energias em contacto com a natureza. O preço é ainda melhor: 148€ por noite para duas pessoas, de acordo com simulação feita na plataforma Airbnb. A isto junta-se o voo mais barato de Lisboa para Larnaca, com escala em Roma, pela Wizz Air — a partir de 185€, segundo o Google Flights.
Para chegar a Pyrgos desde o aeroporto de Larnaca pode alugar um carro ou apanhar um autocarro até Limassol e depois um táxi (a vila fica a cerca de 20 minutos do centro de Limassol). Esta zona mais tranquila do sul da ilha é ideal para quem quer escapar às multidões e mergulhar numa experiência artística, quase espiritual.
Chipre, no Mediterrâneo, tem muito para descobrir. É um destino surpreendente para quem gosta de história, praias escondidas e boa gastronomia. Entre os pontos obrigatórios, destacam-se:
- Petra tou Romiou: formação rochosa icónica situada na costa sudoeste onde, segundo a lenda, nasceu Afrodite, a deusa do amor;
- Pafos: cidade classificada como Património Mundial pela UNESCO;
- praias cristalinas da península de Akamas;
- meze cipriotas: petiscos com influências gregas e do Médio Oriente.