A recente erupção do Etna volta a colocar os vulcões no centro das atenções, mostrando a força crua da natureza. O Etna, situado na costa este da Sicília, é o maior vulcão ativo da Europa e um dos mais monitorizados do mundo. Segundo o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia de Itália (INGV), as recentes erupções iniciadas em 2023 continuam a ser de intensidade moderada, com fluxos de lava que, embora espetaculares, não representam perigo imediato para as principais áreas turísticas — desde que se respeitem as zonas interditas. O INGV e a Protezione Civile italiana recomendam que os visitantes sigam sempre as indicações das autoridades locais, especialmente quanto às alterações súbitas da atividade vulcânica.

Para quem pretende visitar o Etna, há trilhos guiados que levam às crateras, com segurança garantida por especialistas, e vários pontos de observação espalhados pela encosta. A experiência é, acima de tudo, a de se sentir muito perto da energia que molda a Terra.

Mas não é só o Etna que merece o seu lugar na lista. Pelo mundo, vulcões ativos e extintos contam histórias antigas e desenham cenários que parecem de outro planeta. De florestas tropicais a desertos de lava, cada vulcão é um convite para descobrir a força da natureza, com paisagens e aventuras que ficarão para sempre na memória.

10 vulcões para visitar