Até agora não se precisou de Visa para entrar no Reino Unido. Isso vai acabar a 2 de abril de 2025. A partir deste dia, todos aqueles que não possuem um passaporte pertencente a um dos países do Reino Unido, mas que sejam cidadãos europeus, terão de pagar 10 libras (o equivalente a 12,01€) para ter acesso a um ETA (Electronic Travel Authorisation).

Acabaram-se as viagens de urgência à loja do cidadão. A validade do passaporte vai aumentar
Acabaram-se as viagens de urgência à loja do cidadão. A validade do passaporte vai aumentar
Ver artigo

Este ETA permitirá, segundo o governo do Reino Unido, uma estadia no país de até seis meses para fins turísticos, de até três meses com um visto de trabalhador criativo e é obrigatório mesmo para quem está apenas a fazer escala no Reino Unido.

Por outro lado, a ETA proíbe estadias superiores a seis meses, trabalhar em qualquer campo, ou autonomamente, reivindicar fundos públicos, viver no Reino Unido através de visitas frequentes ou sucessivas e casar ou registar uma parceria civil, ou notificar casamento ou parceria civil. Para isto, precisará de solicitar um visto de visitante de casamento.

Para pedir este "visto" é obrigatório levar o passaporte com que vai viajar (não pode ser fotocópia), um cartão do banco e uma fotografia. Pode ainda fazer o pedido na aplicação UK ETA ou online. Após efetuar o pedido, a ETA deve chegar em três dias úteis e, depois de a receber, esta estará válida durante dois anos.

Não precisa de pedir uma ETA caso tenha um visto, permissão para estudar, viver, ou trabalhar no Reino Unido, seja cidadão britânico ou irlandês, se tiver um passaporte de cidadão dos territórios ultramarinos britânicos e se morar na Irlanda e estiver a viajar do país para Guernsey, Jersey ou para a Ilha de Man.

Esta regra entra em vigor para os europeus em abril de 2025. Pode começar a pedir ETA a 5 de março. No entanto, para todos os outros cidadãos do mundo, entra em vigor já no dia 8 de janeiro de 2025, e os pedidos iniciam no dia 27 de novembro de 2024.