No final de julho, em pleno pico do verão, há uma localidade que já está em preparativos para o Natal. Vigo, cidade na costa noroeste de Espanha, já começou a erguer as primeiras luzes natalícias — apesar de os termómetros marcarem quase 30ºC no dia das montagens.
Esta terça-feira, 30 de julho, o presidente da Câmara de Vigo, Abel Caballero, partilhou um vídeo no X, antigo Twitter, no qual faz revelações acerca de como será o Natal de 2024 em Vigo, que, pelos vistos, já começou. "Todos vão querer vir", escreveu, na mesma rede social.
"420 ruas com quatro mil grinaldas, 2500 árvores enfeitadas e onze milhões e meio de luzes LED" encherão as ruas de Vigo para trazerem a magia natalícia. Quanto à árvore de Natal gigante, fará jus ao nome, com 50 metros de altura.
Segundo o autarca, citado pelo "Faro de Vigo", esta árvore, que será colocada na na Porta do Sol de Vigo, é "a mais alta do Mundo". "Quem quiser competir deve dizê-lo", lançou, ainda, Abel Caballero, que adiantou que mais de seis milhões de pessoas visitaram a cidade durante o Natal passado.
"Haverá surpresas. Toda a Espanha vai querer vir a Vigo", concluiu, durante a sua participação na colocação simbólica da primeira decoração da edição de 2024, na Rua do Príncipe. As luzes deverão ser ligadas em novembro.
Esta cidade a pouco mais de uma hora de carro de Viana do Castelo é já um ícone no que toca às comemorações natalícias, quer pela aposta forte na iluminação, quer pelas atrações oferecidas e mesmo por todo o espírito que lá se vive nas últimas semanas de cada ano.