O Natal de Vigo é o mais famoso da Península Ibérica e, a cada ano que passa, a dimensão das luzes, atividades e calendário festivo tornam-se um respeitoso rival dos grandes mercados de Natal europeus.

Este ano são 12 milhões de luzes LED a iluminar a cidade galega, distribuídas por 460 ruas e praças. O investimento do Concello de Vigo ascende aos 2,34 milhões de euros. Apesar de ainda não estar oficialmente confirmado, já há uma data para Vigo se iluminar de Natal. De acordo com o VigoÉ, que teve acesso aos documentos de contratação dos serviços de emergência, a data apontada é sexta-feira, 14 de novembro (com possibilidade de alteração). E, de acordo com o mesmo documentos, as luzes ficarão ligadas até 11 de janeiro, 5 dias depois da data mais importante do calendário de festas espanhol, 6 de janeirto, Dia de Reis.

Apesar de ainda não estar ligada, a árvore de Natal gigante, situada na Praza da Porta do Sol, já tem a estrela no topo, colocada no dia 28 de outubro. haverá ainda mais 11 árvores de natal espalhadas pela cidade, "com luzes e decoradas com folhas douradas", explicou Abel Caballero, alcaide de vigo, ao Xornal.

A montagem da decoração começou em setembro e vai contar com uma lista impressionante de atrações: 1.161 arcos, quase 2.900 elementos decorativos e 2.667 árvores iluminadas, além da árvore gigante com espetáculo de luz e som na Porta do Sol e do já habitual bosque luminoso. Entre as novidades, estão 50 estruturas luminosas 3D com cerca de três metros de altura, novas decorações transitáveis e 12 instalações decorativas. Como é tradição, o presépio monumental mantém-se na Casa das Artes, bem como a Casa do Pai Natal e o Carteiro Real. Haverá também dois novos mercados de Natal nas zonas do Calvario e de Bouzas e ainda um o Vialia on Ice, com duas pistas de gelo, um tobogã gigante e um comboio de Natal. As luzes de Natal ligam-se às 18h30, ficando acesas até às 0h30. Ao fim de semana, permanecem ligadas até às 2 da manhã.

Segundo o El Español, o Turismo em Vigo durante a época natalícia conheceu um crescimento de 10,8% em dezembro de 2024 face ao ano anterior. 40% dos que visitam a cidade são estrangeiros, sendo que, desses turistas, 62% são portugueses. A proximidade de Vigo à fronteira com Portugal (1h40 do porto, 4h30 de Lisboa) faz da cidade uma escapadinha de inverno perfeita para as famílias portuguesas.