Sofia Arruda está de férias e o seu objetivo é só um: descobrir Portugal. E graças à atriz, que anda acompanhada pelo o marido, David Amaro, e os filhos, Xavier e Olívia, de 4 anos e quase 3 meses, respetivamente, descobrimos uma praia fluvial à qual esta ficou rendida e que promete ser um ótimo refúgio para o calor no verão.
Estamos a falar da praia fluvial da Lapa dos Dinheiros, que fica a cerca de 1,5 quilómetros da aldeia homónima, pertencente ao concelho de Seia, na Guarda. É neste paraíso, descrito como "o favorito até agora" da atriz, que pode ir a banhos na ribeira da Caniça, um afluente da margem direita do rio Alva, em pleno Parque Natural da Serra da Estrela.
Esta é uma das várias praias do País com Bandeira Azul, um selo que garante que este local cumpre uma panóplia de requisitos de qualidade ambiental, segurança, bem-estar, infraestruturas de apoio, informação aos utentes e sensibilização ambiental. Este é um reconhecimento que é atribuído à praia desde 2017. A par disto, é acessível a todos, independentemente da idade ou condições de locomoção.
Afundada numa vegetação verdejante, que pinta os montes e as encostas, conta com um espelho de água cristalina – e, de acordo com Sofia Arruda, bastante gelada –, que parece uma autêntica piscina natural. Isto significa que é muito apetecível a banhos, já que é em água refrescante que queremos mergulhar nos dias em que o calor não quer dar tréguas.
Como se isto não bastasse, o dique de madeira, que contém as águas da ribeira da Caniça, ajuda à formação de pequenas cascatas, formadas também pelos relevos acidentados do vale circundante. O efeito visual que se cria é incrível, pelo que é um autêntico cartão-postal.
A praia está equipada com um bar de apoio, um parque de merendas com churrasqueira e casas de banho. O acesso à zona balnear é feito através de uma rampa – daí se distinguir pela acessibilidade – e é vigiada, com um nadador salvador que lá estará para assegurar a segurança de todos.
A par disto, possui também posto de primeiros socorros e, claro, estacionamento, essencial para quem vai de carro. Para lá chegar, tem de, uma vez em Seia, seguir a EN231 até S. Romão. A partir desta vila, terá de subir a localidade cerca de 5 quilómetros, na direção Loriga/Lapa, até encontrar a placa identificativa de Lapa dos Dinheiros, que deverá seguir até encontrar o local, diz o "Visit Seia".