Lisboa é a terceira cidade da Europa que mais hotéis vai abrir até 2026, surgindo apenas atrás de Londres e de Istambul. Estão projetadas, para a capital portuguesa, 36 novas unidades hoteleiras, com um total de 4425 quartos.
Esta cidade tem sido cada vez mais procurada por marcas internacionais e por projetos que se posicionam no segmento de luxo, verificando-se um ritmo "imparável", de acordo com vários especialistas, assim como menciona o "Expresso".
Lisboa tem, atualmente, 294 hotéis com licença atribuída, segundo o Registo Nacional dos Empreendimentos Turísticos (RNET), ultrapassado até mesmo Paris e Madrid, aponta o mesmo jornal.
Estes dados estão explícitos no relatório "Europe Hotel Construction Pipeline Trend Report", da Lodging Econometrics, que, publicado recentemente, diz respeito ao segundo trimestre de 2024.
O relatório em questão coloca Portugal como o quinto país europeu com mais hotéis em construção nos próximos dois anos (114, com 14.247 quartos), surgindo a seguir ao Reino Unido, Alemanha, França e Turquia. Ao todo, são esperados mais de 1100 novos hotéis na Europa até 2026, tal como nota o "Expresso".