A 31.ª edição dos World Travel Awards aconteceu no domingo, 24 de novembro, no Funchal, na Madeira. Várias zonas do Mundo foram premiadas em diversas categorias e Portugal não foi exceção, tendo conquistado um total de 19 distinções.
O prémio de Melhor Projeto de Turismo Responsável foi para o Dark Sky Alqueva. A Parques de Sintra - Monte da Lua foi considerada a melhor empresa do mundo em conservação e a TAP levou consigo o prémio de companhia líder nas ligações aéreas ao continente africano e à América do Sul.
A cidade de Braga foi novamente premiada com o título de destino emergente e o Algarve eleito melhor destino de praia do mundo pela terceira vez, seguindo os passos de 2020 e 2021. Já a capital, Lisboa, foi rotulada como melhor destino para escapadas urbanas e a melhor cidade de património, assim como nota o "Diário de Notícias".
O melhor destino metropolitano à beira-mar foi dado à cidade do Porto. Já a Madeira ficou com o prémio de melhor destino insular pela 10.ª vez consecutiva, sendo os Açores considerados o melhor destino para turismo de aventura.
Os Passadiços do Paiva foram considerados a melhor atração para turismo de aventura. Quanto à hotelaria, o Savoy Palace foi considerado o melhor hotel de luxo, o Saccharum o melhor retiro e o The Reserve o melhor boutique hotel de luxo.
A companhia Amazing Evolution foi destacada como líder na gestão de hotéis boutique, o Dunas Douradas Beach Club (Almancil) como melhor resort de golf e villas, o Olissippo Lapa Palace, em Lisboa, o melhor hotel clássico e o Bairro Alto Hotel, também em Lisboa, o melhor hotel histórico de referência.