
Talvez estejamos a exagerar ao afirmar que a Quinta da Vinha é o sítio mais romântico de Portugal. Mas que tem impressionado os hóspedes do Torel Quinta da Vacaria que lá decidiram fazer pedidos de casamento ninguém o pode negar. Este espaço parece cumprir na perfeição os requisitos: vistas incríveis (e muito instagramáveis), exclusividade e a privacidade necessárias para o tão esperado "queres casar-te comigo?".
A Casa da Vinha, criada a pensar em eventos privados e provas dos vinhos produzidos nos 60 hectares da propriedade, tem-se tornado popular entre os hóspedes da unidade hoteleira do grupo Torel Boutiques por outros motivos. "Foi algo espontâneo. Os hóspedes queriam um espaço mais intimista e um bocadinho à parte do hotel, para estarem mais cómodos, então a Casa da Vinha é boa para o efeito", explica Mónia Batista. A responsável de Enoturismo da Quinta da Vacaria relembra que os pedidos aconteceram "ao por do sol" e que foram acompanhados "por um piquenique de fim de dia". "O que não invalida que não possa ser um almoço ou um jantar. Já fizemos também aqui um jantar de aniversário", relembra Mónia Batista.
Como nos conta Paulo Silva, assistente de direcção, desde que o hotel abriu portas, em agosto de 2024, já aconteceram quatro pedidos de casamento neste espaço com uma vista de 180 graus, que abarca as duas margens do Douro, as vinhas, a ponta ferroviária e permite ver até à Barragem de Bagaúste. E todos terminaram com um 'sim', sinal de que a escolha foi bem sucedida.
Não é preciso ficar alojado no Torel Quinta da Vacaria para usar a Casa da Vinha como cenário de um pedido de casamento (ou outra ocasião especial). Basta entrar em contacto com o hotel e fazer o pedido de reserva do espaço. O momento pode ser acompanhado por uma refeição da carta do 16Legoas, um dos restaurantes da Quinta da Vacaria, que tem o premiado Vitor Matos como chef executivo.
A reserva custa a partir de 400€ para duas pessoas e inclui, além do aluguer do espaço, cocktail de boas vindas e uma refeição (almoço ou jantar). 10 pessoas é a lotação máxima da Casa da Vinha para uma refeição à mesa.
O Torel Quinta da Vacaria, boutique hotel de cinco estrelas com apenas 33 quartos, nasce numa propriedade vitivinícola com mais de 400 anos de história, uma das mais antigas da região do Baixo Corgo. A vinha está no epicentro da vida do hotel, com engarrafamento próprio desde 2016. Seguindo o lema "A Way of Silence", o conforto, o bem estar, a gastronomia com ingredientes regionais e uma decoração que proporciona uma envolvência acolhedora (responsabilidade da decoradora de interiores Joana Astolfi), o Torel Quinta da Vacaria é uma escolha perfeita para quem procura descanso, reencontro com as sensações da terra.