
João Cajuda lidera o ranking de notoriedade em todos os segmentos analisados. De acordo com a edição de 2025 do estudo “Turismo e Redes Sociais”, 54,5% dos utilizadores de redes sociais em Portugal identificaram pelo menos um dos 20 influenciadores apresentados. O reconhecimento é particularmente elevado entre as mulheres (60,3%) e entre os jovens dos 25 aos 34 anos (68,3%).
João Cajuda ocupa o primeiro lugar na lista dos influenciadores de viagens mais reconhecidos, independentemente do critério analisado, seja por idade, género, região ou classe social. O ranking elaborado pelo estudo coloca o projeto “Vagamundos”, de Anabela e Alexandre Narciso, e “Explorerssaurus”, de Raquel Janeiro e Miguel Mimoso, no segundo e terceiro lugares, respetivamente. O top cinco é ainda composto por Carla Mota e Rui Pinto, do projeto “Viajar Entre Viagens”, e por Filipe Morato Gomes, conhecido como “Alma de Viajante”.
Conheça o top 5
- João Cajuda - 461 mil seguidores
- Vagamundos (Anabela e Alexandre Narciso) - 116 mil seguidores
- Explorerssaurus (Raquel Janeiro e Miguel Mimoso) - 1,4 milhões de seguidores
- Viajar entre Viagens ( Carla Mota e Rui Pinto) - 186 mil seguidores
- Alma de Viajante (Filipe Morato Gomes) - 29,9 mil seguidores
No segmento feminino, o projeto “All Aboard Family”, de Catarina e Filipe Almeida, surge na quinta posição. Entre os mais jovens, destaca-se João Amorim, do “Follow the Sun”, que ocupa o quarto lugar entre os mais reconhecidos.
O estudo “Turismo e Redes Sociais 2025” foi desenvolvido pela Marktest com o objetivo de avaliar a influência das redes sociais nas escolhas turísticas dos portugueses. Para além da notoriedade dos influenciadores, analisa também a penetração de cadeias hoteleiras, plataformas online e agências de turismo.