O VidaMar Hotels & Resorts, aberto desde 2013 na reserva natural dos Salgados, encerra em breve para uma transformação total que culminará, em fevereiro de 2026, na sua reabertura, mas como Wine & Books by the Sea, Algarve Resort. A unidade, que representa um investimento de 12 milhões de euros, será a terceira da marca Wine & Books Hotels, já presente em Lisboa e no Porto.

A mudança promete um reposicionamento estratégico que une literatura, gastronomia e vinhos nacionais, numa experiência pensada para celebrar a cultura portuguesa. “Queremos ser mensageiros da cultura portuguesa através de uma experiência turística e de alojamento rica e disruptiva”, explica Carlos Saraiva, presidente do Conselho de Administração do grupo PBH, proprietário da marca.

O novo resort terá 250 quartos distribuídos por sete tipologias, incluindo suites e opções com vista mar, quatro piscinas exteriores, duas interiores, ginásio, spa, kids club e espaços para eventos. A gastronomia assume um papel central, com cinco conceitos de restauração que vão da cozinha mediterrânica à asiática, passando pela italiana e pela tradicional portuguesa. A arquiteta Joana Saraiva, também administradora do grupo PBH, assina o design de interiores, inspirado na envolvente natural da lagoa e do palmeiral dos Salgados.