A chef Cidália França esteve no Brasil Origem Week a ensinar à plateia "o segredo da tapioca 5 estrelas". Neste showcooking, a cozinheira, que integra a equipa do hotel de cinco estrelas The Yeatman, em Vila Nova de Gaia, explicou todos os truques necessários.
O Brasil Origem Week decorreu no WOW - World of Wine de 6 a 9 de junho. Este evento de entrada gratuita funciona como uma feira de negócios e tem como objetivo promover a região e evidenciar a sua diversidade gastronómica e cultural, com concertos ao vivo, showcookings, palestras, exposições e desfiles de moda.
A TRAVEL MAGG esteve presente no Brasil Origem Week, que ruma agora a Bruxelas, Bélgica, de 6 a 8 de setembro, a Paris, França, de 1 a 3 de novembro, e a Madrid, Espanha, de 15 a 17 de novembro. Foi lá que aprendemos, entre outras coisas, o potencial da tapioca.
"A tapioca em si não tem sabor. Tem baixas calorias e enche rápido. É um bom pós e pré-treino", comenta a chef sobre esta sugestão que "ficou famosa mundialmente por não ter glúten".
"É preciso acompanhar sempre com bastantes líquidos ou gordura. E comam sempre tapioca com proteína, para não desidratar tanto o organismo", avisa Cidália França, enquanto prepara as suas tapiocas. "O ato de cozinhar é um ato de amor", crê.
Com estas propostas, tentou "misturar o Brasil e Portugal". "Os nossos produtos têm potencial para sair do Brasil e rebentar o Mundo", acredita a chef brasileira, que, com 27 anos e mãe solteira, abriu uma banca de tapiocas no seu país de origem.
Como fazer uma tapioca salgada?
Para fazer uma tapioca de bacalhau e cebolada, deve colocar bacalhau lascado e confitado com azeite em água a ferver, para cozer durante cinco minutos. Para a cebolada, junta cebola, azeite, alho, louro e queijo D. Pedro, que vai derreter e levar a tapioca para outro nível.
Para a tapioca em si, deve peneirar três colheres de tapioca para uma frigideira que já esteja um pouco quente. Vai levantando as bordas primeiro e, depois, é hora de virar. Este processo é bastante rápido. Com a ajuda de um guardanapo, pressiona a tapioca, para gratinar os ingredientes.
No fim, polvilha com um pouco de paprika fumada, concedendo-lhe um sabor ligeiramente picante, e com rebentos de coentros.
Como fazer uma tapioca doce?
Assim como na anterior, para a tapioca em si, deve peneirar três colheres de tapioca para uma frigideira que já esteja um pouco quente. Vai levantando as bordas primeiro e, depois, é hora de virar. Com a ajuda de um guardanapo, pressiona a tapioca, para gratinar os ingredientes.
"É importante cozer ambos os lados", sublinha a chef Cidália França. Uma das suas receitas favoritas é tapioca com marmelada e queijo. Mas também pode recheá-la com Nutella, morangos ou com leite condensado e lascas de amêndoa. No final, adicionar flores comestíveis, porque os olhos também comem.