
Não à moda antiga do estilo “antigamente é que era bom”, mas mais do género “conduzir carros com caixa automática não dá pica”. Gosto de meter mudanças e fazer ponto de embraiagem — fazer o quê? E mesmo as horas a suar em bica, a tentar estacionar em ruas a pique em Lisboa (olá, Lapa, olá Graça, olá Ajuda!) não me demoveram de manter a minha paixão por pôr o pé na embraiagem.
Sempre que tenho oportunidade de testar um elétrico, fico de pé atrás, já a pensar: “vou ter nas mãos um veículo cuja direção foge à menor distração e vou ter de colocar o volume no máximo durante a autoestrada para não adormecer".
Quando surgiu a hipótese de levar o Elroq, o novo SUV compacto da Škoda, até ao Douro, hesitei. Será que ia ser complicado nas curvas? Ia ser uma seca na autoestrada? Assim que conduzi uns 10 quilómetros neste novo modelo elétrico da marca checa, as dúvidas desfizeram-se. Isto é um elétrico citadino, sim, mas é muito prazeroso para quem gosta de conduzir.
Mas voltemos um ponto atrás.
É possível conduzir o Elroq em modo anónimo, sim, mas para personalização total — desde o ajuste de temperatura ao acompanhamento do carregamento — o ideal é descarregar a app MyŠkoda e ter o carro sempre à mão. O processo é rápido e intuitivo. Além disso, o ecrã de infotainment de 13 polegadas permite aceder a funcionalidades como chamadas, mensagens, Waze ou Spotify. Quem gosta de carros à moda antiga vai ficar satisfeito: o Elroq pode ser moderno, mas mantém o bom e velho rádio FM.
Antes de arrancar rumo à Quinta do Ventozelo — uma viagem de cerca de 180 quilómetros, 30 dos quais na N222, com vistas incríveis sobre o Douro — carregámos o Elroq. A bateria estava a cerca de 50% e, com o cabo de carregamento rápido, bastaram poucos minutos até atingir os 80%, percentagem recomendada pela marca.
A bateria carrega rápido e dura bastante, mesmo com mudanças de velocidade bruscas — sobretudo se moderarmos o pé. A viagem em autoestrada foi mais agradável do que o esperado. Este SUV compacto tem uma condução mais pesada. É um carro rijo, digamos assim — que proporciona prazer ao volante, sem a sensação de estar a conduzir um brinquedo de plástico.
Durante os quatro dias em que tive a companhia do Elroq, as temperaturas chegaram aos 42ºC. Um pormenor importante se tivermos em conta que estar num habitáculo indevidamente climatizado pode ser uma verdadeira tortura. Não foi o que aconteceu com este SUV compacto, cuja capacidade de arrefecimento e de tornar a temperatura no interior agradável é admirável. Em termos mais simplistas: estava um bafo cá fora mas não dentro do carro.
Além de a bagageira ser bastante grande e com profundidade (1.580 litros com os bancos rebatidos, 470 com passageiros atrás), entre os bancos da frente há vários compartimentos para colocar tudo e mais um par de botas. Óculos de sol, garrafas de agua, copos (olá, fãs de bebidas com café) e até uma merendinha (vão por mim, é muito muito espaço). Os lugares de trás, além de espaçosos (e com a imprescindível entrada de USB para carregamento de dispositivos electrónicos),
A bagageira é bastante espaçosa, bem como os lugares de passageiros. Além de um design elegante e sofisticado, calhou experimentar um modelo com a com Verde Timiano, um tom exclusivo a este modelo da marca checa (e, no meu gosto pessoal, super elegante sem passar despercebido).
O único senão da minha experiência com o Elroq foi mesmo o ajuste dos bancos, que tem de ser feito manualmente. Num carro destes, cujo preço vai dos 35.000€ aos 45.000€, esperava-se um controlo dos assentos - pelo menoso do condutor - automático, preferencialmente no painel de controlo. Um mal menor num veículo com uma condução entusiasmante mas segura, ideal tanto para o dia a dia como para viagens longas — e com um preço que não envergonha ninguém.
Este SUV elétrico compacto quer conquistar as cidades (e a carteira dos europeus)
Com a chegada do Elroq ao mercado em abril deste ano, a Škoda entra em força no segmento dos SUV elétricos. Este é o primeiro modelo da marca a adotar a nova linguagem de design Modern Solid. Com linhas limpas, uma frente sem grelha tradicional e grande foco na eficiência, este modelo 100% elétrico junta espaço, autonomia e tecnologia a um preço que promete competir diretamente com os grandes nomes do segmento.

Com preço de entrada a partir de 34.947 € (versão Elroq 50, a mais acessível), o novo SUV chega com quatro versões distintas, autonomia até 581 quilómetros e sistemas de assistência de última geração — incluindo realidade aumentada e integração com inteligência artificial. A produção será feita na República Checa e, em Portugal, já é possível encomendar o modelo.
Principais características técnicas do Škoda Elroq
- Preço: A partir de 34.947 € (Elroq 50), antes de incentivos e IVA incluído
- Versões disponíveis: Elroq 50, 60, 85 e 85x
- Autonomia: Até 581 km (WLTP) na versão Elroq 85
- Potência máxima: Até 285 cv (210 kW) com tração integral (versão 85x)
- Carregamento rápido: DC 10–80% em 25 a 28 minutos
- Design exterior: Estreia da linguagem Modern Solid, com frente “Tech-Deck Face”
- Coeficiente aerodinâmico: Apenas 0,26
- Interior: Bagageira com até 1.580 L, materiais sustentáveis (ECONYL, PET reciclado)
- Tecnologia: Ecrã central de 13”, head-up display com realidade aumentada, integração com ChatGPT
- Conectividade: Aplicação MyŠkoda com controlo remoto do veículo
- Segurança: Até 9 airbags, cruise control preditivo, Remote Park Assist via smartphone
- Versão Sportline: Suspensão desportiva, jantes de 20”, interior exclusivo