Até à data, a Tailândia conta com 36 restaurantes com estrela Michelin, incluindo o primeiro do país a receber três. O Sorn, em Banguecoque, foi destaque da edição de 2025 do Guia Michelin, após receber a terceira estrela, que se veio juntar a outras duas.

Barceló Coconut Island. Este novo resort na Tailândia tem quartos com jacuzzi e piscina privada
Barceló Coconut Island. Este novo resort na Tailândia tem quartos com jacuzzi e piscina privada
Ver artigo

As estrelas Michelin são uma das premiações mais prestigiosas e reconhecidas mundialmente na indústria da gastronomia. Estas são concedidas pelo Guia Michelin, uma publicação francesa que avalia e classifica restaurantes e hotéis que, depois de os avaliar em vários parâmetros, como a qualidade dos ingredientes e a harmonização dos mesmos, decide se atribui ou não alguma estrela, sendo que três é o máximo de estrelas Michelin atribuíveis.

Este restaurante serve comida típica do sul da Tailândia e disponibiliza 22 pratos diferentes, coloridos e deliciosos, que lhe permitem mergulhar na maravilha que é a gastronomia tailandesa e gira à volta do amor, paixão e admiração que o chef tem pela arte que é a gastronomia tailandesa.

O chef Supaksorn "Ice” Jongsiri mostra este amor através de pratos autênticos do sul do país, de forma chique, e usando os melhores ingredientes e técnicas antigas de cozinhar que possam ter sido esquecidas com o passar dos anos.

Trazer ótima comida para a mesa dos clientes não é o único objetivo do chef, uma vez que a tradição ocupa um lugar de destaque no restaurante e incentiva a utilização de produtos locais. Este pretende também conservar a tradição ao mesmo tempo que a  melhora.

Para tal, procurou conhecer as técnicas antigas da cozinha e põe-nas em prática no restaurante. O uso de carvão, panelas de barro e métodos tradicionais de cozimento de arroz são algumas das muitas formas que o chef utiliza para realizar o que promete.

Na ementa constam opções como caril, porco grelhado crocante, sopa taro, gelado de leite de soja com massa frita, pimp chilli paste, caranguejos toupeira de areia, lagosta com temperos tailandeses e galinha do sul grelhada.

Os ingredientes usados pelo chef Supaksorn "Ice” Jongsiri, natural do sul da Tailândia, são plantados e colhidos por agricultores e pescadores desta zona do país, o que proporciona uma experiência realista acerca do que são os sabores locais.

O restaurante está aberto de domingo a segunda, apenas para jantares, das 18 às 22 horas. Para os convidados internacionais, as reservas abrem no dia 15 de cada mês, para o seguinte, através do e-mail reserve@sornfinesouthern.com. Já as reservas online abrem no dia 25 de cada mês para o seguinte, através do site.