
O Hospes Infante Sagres acaba de assinalar 74 anos de vida. Inaugurado em 1951, foi o primeiro hotel de cinco estrelas da cidade do Porto e rapidamente se tornou um ícone da hotelaria nacional — tanto pelo luxo como pelas histórias que coleciona. Recebeu Amália Rodrigues (que chegou a deixar uma mensagem no livro de honra), foi a escolha habitual de Mário Soares sempre que vinha ao Norte, e tem no registo hóspedes como os U2, Bryan Adams, Diana Krall, Robbie Williams, Oliver Stone e até o Dalai Lama.
Veja as fotos e as mensagens de celebridades
Para Ana Espregueira Mendes, diretora de Vendas e Marketing, este aniversário é mais do que simbólico. “Assinala 74 anos de dedicação à verdadeira hospitalidade, ao serviço de excelência e à criação de memórias únicas para todos os que nos visitam.”
10 curiosidades sobre o Hospes Infante Sagres
- O nome do hotel é uma homenagem ao Infante Dom Henrique, também conhecido como Infante de Sagres.
- Fica localizado na Praça D. Filipa de Lencastre, em homenagem à mãe do Infante.
- Foi mandado construir por Delfim Ferreira, que queria dar ao Porto um hotel de luxo ao estilo europeu.
- A obra é assinada pelo arquiteto Rogério Azevedo.
- Tem um vitral emblemático, criado pelo Atelier de Ricardo Leone, com 500 painéis pintados à mão.
- Recebeu a rainha Isabel II nos anos seguintes à sua inauguração.
- Ao longo dos anos, hospedou celebridades como Diana Krall, Robbie Williams, U2 e o Dalai Lama.
- Mário Soares escolhia sempre a mesma suíte, a Royal, no primeiro andar.
- A decoração atual é inspirada n'Os Lusíadas, com direção criativa da NANO Design.
- Foi alvo de uma profunda remodelação em 2017, elevando o luxo e conforto do espaço.
O hotel mantém o equilíbrio entre o charme clássico e a sofisticação contemporânea. Com 85 quartos e suítes, piscina sazonal, restaurante Scarlett e peças de arte exclusivas, continua a ser uma referência na cidade — e uma escolha de eleição para quem procura discrição e requinte.
Em maio deste ano, o Hospes Infante Sagres foi integrado na Virtuoso, uma das mais prestigiadas redes mundiais de turismo de luxo. A entrada neste círculo restrito — que reúne mais de 2.300 parceiros e 20 mil consultores de viagens em 100 países — coloca o hotel ao lado dos melhores do mundo, reforçando o reconhecimento internacional de um clássico do Porto que continua a fazer história.