A cantora espanhola voltou a desafiar convenções e expectativas com "Berghain", o primeiro single do álbum "Lux", que será lançado a 7 de novembro. Rosalía, acompanhada de uma orquestra, um coro, e com as participações especiais de Björk e Yves Tumor, canta ópera, e canta em alemão, inglês e espanhol. O videoclipe foi gravado em Varsóvia mas o nome é da mais icónica discoteca de Berlim (e uma das mais populares do mundo).
Desde a queda do Muro de Berlim, em 1989, Berlim transformou-se no epicentro europeu de contracultura e experimentação. É nesse ambiente que surgem as origens de clubes como o predecessor da Berghain, o Ostgut, criado por Michael Teufele e Norbert Thormann em Berlim-Friedrichshain, num edifício anteriormente usado como armazém ferroviário.
Quando o Ostgut fechou, em 2003, abriu-se o caminho para a Berghain, que viria a inaugurar em 18 de dezembro de 2004 no edifício de uma antiga central termoeléctrica na mesma zona (Friedrichshain) com o nome Berghain (uma junção dos bairros Kreuzberg + Friedrichshain).
O espaço tem características arquitetónicas excecionais: tetos de cerca de 18 metros de altura, ambiente industrial de betão e aço, e um sistema de som considerado entre os melhores em clubes do mundo. Na sala principal há techno puro. No piso superior, o Panorama Bar dedica-se mais à house e eletrónica.
O impacto cultural da Berghain vai além da música ou da festa: em 2016, um tribunal fiscal de Berlim-Brandenburgo decidiu que o clube deveria ser classificado como local de "alta cultura", reconhecendo que os eventos têm valor cultural comparável a concertos ou exposições, e permitindo-lhe uma taxa de imposto reduzida.
Este clube noturno simboliza também o que é a Alemanha pós-Muro de Berlim: a unificação entre a antiga Alemanha Oriental e Ocidental, liberdade sexual, espaços de comunidade queer e experimentação social.
A porta da Berghain — isto é, quem entra ou fica de fora — é também parte importante da mitologia. A política de entrada é famosa pela sua opacidade e rigor: não há regras publicadas claras, e muitos são rejeitados mesmo com vestuário adequado ou com boas intenções. Isto vale para o simples turista ou para multimilionários como Elon Musk que, em 2022, foi barrado à entrada da discoteca.