As Grutas de Benagil têm novas regras de acesso. Uma das maiores atrações naturais do Algarve deixou, esta semana, se funcionar como era costume. Se já as visitou, saiba que, quando voltar, não será o mesmo. Se ainda não as conhece, entenda como decorrerá a visita.
Estas novas regras de acesso foram publicadas em edital a 30 de julho e entraram em vigor na terça-feira, 13 de agosto. O objetivo? Ordenar o tráfego das embarcações marítimo-turísticas, de particulares e utentes da praia, assim como refere a "Publituris".
Com esta nova fase, passa a deixar de poder desembarcar nestas grutas no concelho de Lagoa, estando o areal interior interdito quer a particulares quer a empresas. E também não pode nadar no interior destas grutas. Por isso, esqueça aquelas fotos instagramáveis
Além de a nado, também não poderá aceder-lhes com meios auxiliares de flutuação. Está ainda proibido o aluguer de caiaques sem guia na área das grutas. E o controlo será mais apertado, quer em números de embarcações no interior da gruta, quer nos tempos máximos para a visitação.
Quem não respeitar as novas normas será punido com contraordenações que podem ir até aos 216 mil euros para os casos mais graves, assim como informa a "Publituris".