Podíamos ter chegado à Casa Teva de TVDE? Podíamos, mas preferimos sair no metro dos Restauradores e fazer o caminho a pé, como turista acabado de chegar a Lisboa. Chegados ao Beco de São Luís da Pena eis as escadas íngremes que caracterizam os bairros históricos da capital e que são um verdadeiro treino de cardio, sobretudo quando se carrega bagagem.
Depois da Escadinha das Farinhas, já com o aquecimento feito, chegamos à rua com o mesmo nome, onde fica o boutique hotel. De portas abertas desde o verão, a Casa Teva Lisboa Boutique Hotel é a irmã mais nova da congénere em Barcelona. Depois do Porto, o grupo espanhol chic&basic aposta neste boutique hotel de apenas 14 quartos, situado numa das zonas mais pitorescas de Lisboa, o bairro de Alfama.
Não existe receção propriamente dita, mas sim uma sala de estar, onde durante o dia está um elemento da equipa para nos receber. É também ali que é servido o pequeno-almoço e onde se pode beber um café e relaxar ao longo do dia.
Nos quartos, a decoração minimalista conjuga-se na perfeição com soluções engenhosas de arrumação. A estrutura metálica em torno do móvel funciona como chariot e existe espaço na secção inferior para arrumar roupa e sapatos. A cama é confortável e o WC tem o essencial para uma boa estadia: um duche com boa pressão, ideal para um banho relaxante ao final do dia. E, com sorte, de manhã, ainda é possível avistar o gatinho do vizinho da frente, como nos aconteceu.
A Casa Teva é um hotel para quem quer passear o dia todo e apenas precisa de um refúgio confortável para relaxar ao final do dia. Mas é no pequeno-almoço que este boutique hotel se eleva acima dos seus congéneres mais anódinos e funcionais. Além de várias opções frescas, como shots de gengibre, crudités, fruta, tomates e sumos naturais, há ovos e bacon, e um pormenor que nunca tínhamos visto num hotel: um batedor de leite.
Não um tradicional, mas um Aeroccino da Nespresso. Este dispositivo, que faz parelha com a máquina de café de cápsulas da mesma marca, permite que nos tornemos baristas ocasionais com quatro opções: “espuma de leite ligeira e quente, espuma de leite densa e quente, leite quente ou espuma de leite frio”, lê-se no site da Nespresso. Com chocolate em pó mesmo ali à mão de semear, qualquer um faz um brilharete e prepara um cappuccino. Temos de admitir que não só adorámos como ficámos com vontade de comprar o kit completo.
Os preços para uma estadia na Casa Teva começam nos 206,55€ por noite, em Deluxe Double Room, de acordo com uma simulação no site para a noite de 3 para 4 de janeiro.