Se não pretende diminuir o ritmo de viagens no ano vindouro ou até gostava de fazer muitas mais (como se de uma resolução se tratasse), pode começar por aprender como não gastar tanto dinheiro no ato de ir para fora, principalmente quando o custo de vida aumenta.
As dicas para poupar dinheiro em viagens em 2024 foram dadas pelo site "Thrillist", que se foca em três pontos principais: ser flexível e ter em mente que existem alturas melhores para reservar voos, mas não voar também é uma boa opção para diminuir os gastos.
Vamos por partes. Quanto à flexibilidade, o site refere que há certas ferramentas úteis para o planeamento das viagens, no caso de conseguir moldar um pouco mais as datas. Por exemplo o Google Flights, que mostra os preços dos voos a cada dia, para os destinos eleitos.
A plataforma Kayak também é útil nesse sentido, assim como a Skyscanner. Vão ajudá-lo a encontrar a melhor altura para voar para determinados locais, seja por se tratar de época baixa ou por haver algum tipo de promoção. Assim, se ainda não tiver marcado as férias, pode ter isso em conta.
Por norma, quanto menor a antecedência a reservar os voos, mais dinheiro eles lhe custarão. O mesmo site recomenda marcar os voos entre três a seis meses antes, no caso de serem domésticos, e entre quatro e oito meses antes se se tratar de uma viagem internacional.
Avança, ainda, que os domingos são o dia mais barato para reservar voos e, em sentido contrário, as sextas-feiras são o mais caro. Mas também pode abdicar dos voos e dos aeroportos se realmente quiser poupar, já que há alternativas mais baratas.
Os preços dos autocarros são incríveis e também consegue bons achados se viajar de comboio. Claro que terá sempre de ter em conta se o destino para onde vai é acessível. No caso, por exemplo, de viajar para a Europa, o transporte terrestre pode ser uma boa opção.