
Vamos começar por dizer isto: as companhias aéreas não se entendem quanto à designação da diferença entre item pessoal, bagagem de mão e bagagem de cabine. Depois de percorrermos os principais sites das companhias listadas mais abaixo, ficámos com um nó no cérebro.
Algumas falam em bagagem de mão, outras usam termos como mala pequena, saco pequeno ou item pessoal. E o que é gratuito para uma, pode custar caro noutra. Cada companhia tem as suas próprias regras sobre o que pode ou não ser colocado debaixo do banco à frente.
No caso da TAP ou da easyJet, por exemplo, tanto o item pessoal quanto uma mala pequena (ou bagagem de mão) são gratuitos. Já outras companhias, especialmente as de baixo custo, cobram até por malas que cabem claramente no compartimento superior.
As chamadas companhias de bandeira — como Lufthansa, Air France ou Turkish Airlines — tendem a ser mais generosas. Mesmo nas tarifas mais económicas, permitem até dois ou três volumes a bordo. A Lufthansa, por exemplo, inclui item pessoal, bagagem de mão e até bagagem despachada na tarifa Economy.
A 25 de junho de 2025, o Parlamento Europeu votou a favor de uma proposta que proíbe as companhias aéreas de cobrarem taxas adicionais por bagagem de mão. A medida estabelece que todos os passageiros terão direito a levar gratuitamente:
- Um item pessoal (como uma mochila ou mala de computador) com até 40 x 30 x 15 cm
- Uma mala de mão com até 7 kg e 100 cm lineares (soma de altura, largura e profundidade)
A proposta, integrada num pacote de revisão dos direitos dos passageiros, pretende garantir maior transparência nos custos, reembolsos mais rápidos em caso de cancelamento e mais proteção para passageiros com mobilidade reduzida. Matteo Ricci, vice-presidente da Comissão de Transportes do Parlamento Europeu e relator da proposta, afirma que a bagagem de mão gratuita é um "direito fundamental" e defende a uniformização das regras como forma de eliminar encargos extra injustificados.
Contudo, é importante sublinhar que esta medida ainda não está aprovada em definitivo. O texto terá de passar por nova votação no Parlamento Europeu e será posteriormente negociado com os Estados-Membros antes de poder entrar em vigor.
Conheça as medidas permitidas por cada companhia aérea
A easyJet respondeu oficialmente à proposta da UE, saudando a criação de um tamanho mínimo comum para o chamado "artigo pessoal". A companhia sublinhou que já oferece condições mais generosas e que irá mantê-las. “Todos os nossos passageiros podem continuar a levar gratuitamente para bordo uma mala de cabina por pessoa, com uma dimensão máxima de 45 x 36 x 20 cm (incluindo pegas e rodas) e um peso máximo de 15 kg", adiantou a low cost em comunicado oficial.
Do lado oposto, associações que representam companhias aéreas alertam para possíveis aumentos no preço final das tarifas. Um porta-voz da Airlines for Europe (A4E), citado pela Euronews, afirmou que a medida poderá “remover escolha dos passageiros” ao forçar uma oferta única, sem permitir que o cliente decida por si o que quer — ou não quer — pagar.
Várias entidades de defesa do consumidor continuam a pressionar por mais regulação, denunciando práticas abusivas de algumas companhias low cost, que cobram por malas que deveriam estar dentro dos limites considerados razoáveis pela legislação europeia.
Reunimos numa só tabela as dimensões e regras de bagagem de mão de 12 companhias aéreas. Indicamos o que é permitido gratuitamente, com base nas informações disponíveis nos respetivos sites oficiais.

Antes de reservar um voo, vale sempre a pena verificar o que está — ou não — incluído na tarifa. Quando cada centímetro conta, levar a mala certa pode fazer toda a diferença.