A Ryanair anunciou que todos os passageiros vão poder levar gratuitamente uma mala de mão com dimensões até 40x30x20 centímetros, um aumento face ao limite anterior de 40x30x15.

A companhia aérea irlandesa de baixo custo informou que concluiu a instalação de novos medidores de bagagem em todos os aeroportos da sua rede europeia, adaptados às novas medidas, revelou a "ZAP.aeiou".

“Cada passageiro pode levar a bordo uma peça de bagagem de mão gratuita, desde que caiba debaixo do assento. Quem quiser levar uma mala adicional poderá fazê-lo através da compra do serviço de Prioridade de Embarque”, explicou a Ryanair.

De Carneiro a Peixes. Saiba quais os melhores destinos de viagem para cada signo
De Carneiro a Peixes. Saiba quais os melhores destinos de viagem para cada signo
Ver artigo

A companhia espera que os clientes beneficiem desta alteração, mas fonte da Ryanair deixou claro que quem não cumprir as dimensões terá de pagar a taxa de check-in na porta de embarque.

Paralelamente, a companhia continua envolvida em processos judiciais relacionados com a política de bagagem. Em novembro de 2023, o Ministério do Consumo de Espanha multou a Ryanair, a Vueling, a Easyjet, a Norwegian e a Volotea em 150 milhões de euros por práticas consideradas abusivas, como a cobrança de suplementos pela bagagem de mão.

No caso da Ryanair, a multa fixou-se em 109 milhões de euros, mas encontra-se suspensa desde junho pelo Tribunal Superior de Justiça de Madrid, enquanto se aguarda decisão final, diz a mesma fonte.

Para que não tenha de pagar nem um cêntimo a mais, temos meia dúzia de sugestões de mochilas que são aceites nas novas medidas da companhia aérea.

Veja estas 6 opções de mochilas