Na região da Beira Interior, este agroturismo transforma a apicultura em experiência turística. Dorme em bungalows que imitam favos de mel e descobre de perto o fascinante mundo das abelhas. Pinhel, apelidada de Cidade Falcão pela sua importância defensiva nos tempos medievais, dá o cenário histórico perfeito a este projeto que quer destacar as tradições locais e a ligação à terra.

A apenas 51 quilómetros da Guarda, este alojamento celebra três pilares do território: a apicultura, o olival e a arte de trabalhar a madeira. Os quatro bungalows, em formato hexagonal, têm nomes inspirados no universo das abelhas: “Rainha”, “Pólen”, “Zangão” e “Mel”.

O Côa Honeycomb nasceu do sonho de Francisco Morgado em unir o turismo à atividade apícola da família. Além dos bungalows, há piscina exterior, jardim e bar — espaços criados para transmitir tranquilidade e incentivar a vida ao ar livre. A estadia pode incluir visitas às colmeias, degustações de produtos regionais, convívio com animais, percursos pedestres, passeios de bicicleta, provas de vinho e até ateliers de pintura. Uma imersão completa na natureza com um toque criativo.

Todos os bungalows oferecem um terraço com vista para as montanhas, sala de estar, secretária, kitchenette equipada (frigorífico, micro-ondas, torradeira e máquina de café), televisão, ar condicionado e casa de banho privada. O pequeno-almoço está incluído.

Para duas pessoas, entre 8 e 9 de novembro, os preços começam nos 175€ nos bungalows Favo do Zangão e Favo da Rainha e podem chegar aos 300€ no Favo do Mel, a unidade maior com capacidade até quatro hóspedes.

De Lisboa ao Côa Honeycomb são 360 quilómetros — cerca de 3h40 de viagem. A partir do Porto, o percurso demora perto de 2h20, num total aproximado de 220 quilómetros.

Côa Honeycomb
Vale de Madeira, 6400-671 Pinhel

Contactos: +351 912 910 613; geral@coahoneycomb.com
Site | Facebook | Instagram

O que ver e fazer na região 

A região da Serra da Estrela e do Vale do Côa, onde fica o Côa Honeycomb, tem muito para oferecer. Durante a estadia pode aproveitar para conhecer algumas das atrações da região, como os Passadiços do Mondego e as pinturas rupestres do Vale do Côa. Os primeiros, situados a 12 quilómetros do alojamento, são o itinerário ideal para quem gosta de caminhar à beira-rio.

Durante o percurso tem a oportunidade de passar por diversos pontos de interesse da área, nomeadamente a Cascata da Ribeira do Caldeirão, a Ponte de Mizarela do Mondego, as ruínas de moinhos entre Ribeira de Moinhos e a aldeia de Videmonte e a Albufeira do Caldeirão.      

O Côa Honeycomb fica ea 30 minutos da zona arqueológica do Vale do Côa, Património Mundial da UNESCO desde 1998, e uma das áreas mais importantes de arte rupestre paleolítica ao ar livre do mundo. O Museu do Côa, em Vila Nova de Foz Côa, que fica a menos de 40 minutos de carro do alojamento, é outro dos pontos de partida para visitar as pinturas rupestres da região.