
A apenas 1h30 de Lisboa (e a 4 horas do Porto), esta aldeia situada nos arredores de Borba é o refúgio perfeito para passar um fim de semana a dois ou com um grupo de amigos. datada do século XVI a Aldeia de São Gregório está rodeada de vinhas e oliveiras centenárias. Localizada na freguesia de Rio de Moinhos, situa-se num outeiro, tendo a Serra d'Ossa como pano de fundo. Dali, avistam-se cidades históricas como Évora, Estremoz, Borba, Vila Viçosa e Monsaraz, bem como os castelos e fortalezas da região.
Os fundadores do projeto, Georgia Joufflineau e Salvador Kadosh, apaixonados pelo Alentejo, recuperaram cinco casas na aldeia, que estava desabitada, oferecendo uma experiência autêntica da vida alentejana. Os preços que variam entre os 80€ e 170€, e a maior casa acomoda até cinco pessoas, totalizando uma capacidade para 20 hóspedes. Os animais de estimação são bem-vindos, e todas as manhãs, pão fresco é deixado à porta de cada casa.

Todas as casas têm lareira na sala, o que torna ainda mais apelativa uma estadia nesta aldeia tipicamente alentejana. Diz o povo e com razão, que sopas e descanso são o melhor remédio. Mas se se cansar de descansar, há várias atividades para se entreter, desde enoturismo, a caminhadas, ciclismo, observação de aves e estrelas, ou desfrutar da gastronomia local. No Verão, quando o calor apertar, pode relaxar na piscina da aldeia.