
O Aquascope é considerado um parque aquático revolucionário. Fica na região de Poitiers, a pouco mais de uma hora de Paris (de TGV), em França. Foi inaugurado em julho de 2024 e, menos de um ano depois, já recebeu mais de 200 mil visitantes e até conquistou prémios.
Este parque aquático coberto, que reabriu a 8 de fevereiro, foi galardoado com o Thea Award for Outstanding Achievement 2025, por parte da Themed Entertainment Association (TEA), que se dedica ao entretenimento temático. Aqui, a água está sempre a 29ºC.
O parque, com capacidade para 1700 visitantes em simultâneo, está dividido em três universos: um espaço infantil, um espaço de imersão, com imagens digitais (com mais de 300 metros quadrados de projeção) e um espaço sensações, com oito escorregas vertiginosos e uma piscina de ondas.
Também poderá passar pelo cinema subaquático, experiência que propõe um mundo futurista, e assistir ao espetáculo de videomapping sobre a água, com efeitos especiais e cenários digitais. O parque funciona das 14 às 19 horas.
A área para os mais pequenos, a Aquafun, tem diversões temáticas em torno da mascote, o polvo Kraki, e 25 jogos, como escorregas e atividades adaptadas para crianças a partir dos 3 anos. Existe ainda um parque de lazer e um palco para espetáculos.
Uma nova montanha-russa aquática
A Mission Bermuda é a nova atração do Aquascope para 2025. Será inaugurada em junho e é nada mais nada menos do que uma montanha-russa aquática, ao longo de um percurso de 500 metros, com uma queda final de 16 metros a mais de 60km/h e num cenário imersivo de sete mil metros quadrados.
Esta atração aquática, que terá a duração de cinco minutos, vai levar os visitantes a bordo de um barco "ao coração do Triângulo das Bermudas", para procurarem aventureiros desaparecidos. As embarcações conseguirão transportar até 10 pessoas de cada vez.
Os 25 milhões investidos pela Futuroscope XPeriences resultaram num conjunto de efeitos especiais aquáticos como névoas misteriosas, explosões espetaculares, rápidos tumultuosos e imersões vertiginosas. A altura limite para andar nesta atração é de 110cm.
A construção do Aquascope envolveu um investimento de 57 milhões de euros por parte da Futuroscope Xperiences, que detém também o parque Futuroscope, localizado no mesmo complexo. A reserva é obrigatória, sendo que a entrada para o dia 13 de junho custa 39€ por pessoa.