Se já visitou os algarvios Aquashow e Zoomarine e acha que a Isla Mágica, em Sevilha, já deu o que tinha a dar, é tempo de ir conhecer o Parque Warner, situado na cidade de San Martín de la Vega, a 30 quilómetros de Madrid. É o único parque temático da Europa dedicado ao mundo do cinema e à fábrica da Warner Bros.

Inaugurado a 5 de abril de 2002, este paraíso de super-heróis e desenhos animados dispõe de 33 atrações. Há montanhas-russas, passeios aquáticos, espetáculos musicais, encontros com personagens e performances de rua. As atividades são para toda a família e para qualquer estação do ano.

Desde o momento em que entra pelo Parque Warner vai cruzar-se com as caras mais icónicas das marcas Warner Bros, DC Comics, Looney Tunes e Hanna Barbera. Como banda sonora, há efeitos especiais, musicais, risos e também alguns gritos.

Em 2023, foram mais de 50 mil os visitantes portugueses a escolher este parque temático para umas horas de diversão. Mesmo com estes números, o objetivo do parque é crescer cerca de 25% no mercado lusitano. Com isso em mente, continua a preparar novidades que vão melhorar as escapadinhas de fim de semana pela capital espanhola.

parque warner
Este é o mapa do Parque Warner. créditos: DR

Que atrações existem?

As 33 atrações do Parque Warner estão divididas consoante as três intensidades existentes: suave, intenso e moderado. Assim, pode ter uma melhor noção de quais são as mais apropriadas para os miúdos e quais é que os seus teenagers não vão querer perder.

Existem atrações aquáticas, como a Rio Bravo e as Cataratas Salvajes, e algumas são mesmo únicas em todo o Mundo. O destaque vai para a Batman Gotham City Escape, a mais recente montanha-russa. A pista tem 956 metros de comprimento e cada carruagem leva 12 passageiros (dois em cada fila).

A atração é recomendada para a partir de 1,32 metros e 9 anos de idade. Inaugurada em maio de 2023, esta experiência repleta de adrenalina tem tudo o que um amante destas diversões pode desejar, como velocidade (chegando a superar os 100 quilómetros/hora em segundos) e imensos loopings.

A aventura começa nas ruas escuras e perigosas de Gotham, a cidade fictícia de Batman, constantemente alvo de criminalidade e de corrupção. Além das personagens icónicas da DC Comics, antes de percorrer esta montanha-russa que atinge os 45 metros de altura, encontra também a Batcaverna.

O homem-morcego abre a porta da sua mansão aos visitantes do Parque Warner. Aparentemente seguro, o cenário torna-se rapidamente aterrorizante devido a mais uma partida de Joker, um dos grandes inimigos do anfitrião. A partir daqui, todos correm "perigo".

Para escapar, só há uma saída: percorrer a montanha-russa negra, com descidas a pique, curvas acentuadas, inversões, efeitos especiais, luzes e sons. É a primeira montanha-russa de lançamento múltiplo na Europa, ou seja, há diferentes lançamentos e impulsos ao longo do percurso.

Mascotes, desfiles e espetáculos. Como funciona esta experiência imersiva?

Todos os dias são realizados diversos espetáculos, desfiles e animações com as diferentes personagens de cada área temática. O DC Universe On Parade acontece pelas ruas do parque, com caras conhecidas como Super-Homem, Mulher Maravilha e Catwoman. Já o Gotham City Stunt Show decorre na Plaza Gotham e conta com Batman e Robin como protagonistas.

Os dois tentam travar os planos maquiavélicos de Joker e Harley Quinn. Entre efeitos especiais (como explosões, tiros e fogo), lutas e manobras com carros e motas, os super-heróis enfrentam os super-vilões num espetáculo ao qual pode assistir sentado, aproveitando para descansar um pouco.

O Show Loca Academia de Policia, que tem lugar no Teatro de Especialistas, é imperdível para os amantes do Mundo automóvel. As acrobacias realizadas são de cortar a respiração, com recurso a elementos como rampas assustadoras e drifts barulhentos. Neste anfiteatro metade coberto, metade ao ar livre, há carros de corrida, moto4 e até um helicóptero.

Março marcou a estreia de um novo espetáculo musical no Parque Warner. O "WOW - Join The Rebellion" é levado a cabo por cerca de 20 atores, que, durante meia hora, cantam, dançam e contam uma história distópica de um Mundo sem música. O show, que acontece no Teatro Hollywood, fala de um grupo de rebeldes que tentam contrariar as ordens do governo, que procura punir quem não deixa a música morrer. Agora proibida, é perpetuada apenas às escondidas, em becos e armazéns.

Este musical é quase um "High School Musical" ou um "Campo Rock" espanhol, com homenagens a artistas como Lady Gaga, Katy Perry, The Beatles, Michael Jackson, Jessie J, Tina Turner, Bon Jovi e Queen. É uma boa opção para as famílias, já que os pais vão adorar a banda sonora e os filhos vão apreciar o teatro.

Para se cruzar com as mascotes basta estar no parque. Elas posam para fotografias, dão autógrafos, abraços e high fives quer a miúdos, quer a graúdos. Estes são apenas alguns dos exemplos das atividades que vai poder vivenciar durante uma ida ao Parque Warner.

Há 5 áreas temáticas. Quais são? E em que diferem?

O Parque Warner conta com uma mão cheia de áreas temáticas distintas. A Hollywood Boulevard, que é a primeira zona do parque, é dedicada ao cinema e repleta de glamour. Aqui, vai sentir-se uma verdadeira estrela e pode percorrer o Passeio da Fama. É a zona preferida dos amantes da Sétima Arte (e tem várias homenagens especiais).

A parte do Movie World Studios também está dedicada ao cinema, representando um estúdio californiano onde tudo acontece — inclusive perseguições, explosões e tiroteios. É como se estivesse a viver um filme de ação, com os subúrbios típicos nova-iorquinos como pano de fundo.

O Parque Warner, em Madrid, tem novidades para toda a família (incluindo uma montanha-russa inédita)
O Parque Warner, em Madrid, tem novidades para toda a família (incluindo uma montanha-russa inédita)
Ver artigo

A Cartoon Village, por outro lado, é o sítio de eleição para os mais pequenos, já que é onde encontram a maioria os desenhos animados que estão habituados a ver apenas em ecrãs (como o Bugs Bunny, o Tweety, o Sylvester, o Taz, o Coyote, o Tom e o Jerry, o Scooby Doo e os Flintstones). Está em causa a maior área infantil de Espanha, com mais de cinco hectares e 19 atrações.

No Old West Territory todos são transportados para o velho Oeste, como verdadeiros cowboys. Das atrações concebidas para refrescar (como a Rio Bravo e a Wild Falls) à Coaster Express, a montanha-russa de madeira mais longa da Europa, não faltam opções de entretenimento neste cenário western.

Para conhecer a Metropolis, o berço do Super-Homem, ou Gotham, a cidade perigosa onde Batman habita, é ao DC Super Heroes World que se deve dirigir. Nesta zona, super-heróis, vilões e seres de outros planetas andam pelas ruas a exibir os seus super-poderes (como a Mulher Maravilha, o Flash, o Lanterna Verde, a Catwoman, o Joker e a Harley Quinn).

Diversão aquática? É no Parque Warner Beach

Inaugurado em 2014, o Parque Warner Beach é a vertente de parque aquático temático. Funciona apenas durante o verão e estende-se por 40 mil metros quadrados, com piscinas, escorregas, atrações, restaurantes, áreas de descanso e lojas. O cenário? A Califórnia dos anos 50.

Neste sítio refrescante poderá experienciar atrações como a Malibu Beach, uma piscina de ondas com uma zona de redes com areia fina, que simula uma praia, ou o Rio Loco, um rio com quase 400 metros de comprimento e três de largura que percorre a bordo de uma boia.

Aqui, irá encontrar personagens de Looney Tunes, DC Comics e Hanna Barbera, bem como piscinas infantis, áreas de jogos aquáticos e escorregas entrelaçados. Nesta parte do parque também existem cacifos, zonas para fumadores, balneários, posto médico, camas balinesas para relaxar e até uma área VIP.

parque warner beach
Este é o mapa do Parque Warner Beach. créditos: DR

O que há para comer? E as casas de banho? Há lojas?

Ao todo, existem mais de 20 restaurantes onde pode matar a fome. A oferta gastronómica é vasta, com opções como Starbucks e Llaolao, comida americana, internacional, mediterrânea e, claro, sabores ibéricos. Também dispõem de propostas sem glúten ou vegan, para que ninguém saia prejudicado devido às suas restrições alimentares.

Há cafés e pastelarias e quiosques com bebidas, gelados, cachorros quentes, hambúrgueres, grelhados em muito mais. Para se manter hidratado pode recorrer às fontes que existem pelo parque. As casas de banho são em grande número e pode contar também com um posto médico, cacifos, áreas de fumadores e perdidos e achados.

Quanto às recordações, há 15 lojas temáticas espalhadas pelo parque, onde pode comprar souvenirs para quem não esteve presente nesta viagem. Dos peluches às T-shirts, cadernos, pulseiras, sacos, canecas personalizadas e fotografias, o difícil será escolher.

A melhor forma de não se perder no parque é instalar a app criada para o efeito. Basta pesquisar “Parque Warner Madrid” no seu telemóvel Android ou iOS e descarregá-la de forma gratuita. Conseguirá consultar o mapa, ver todas as atrações disponíveis (e a respetiva intensidade), os tempos de espera para cada uma, os horários e locais de cada espetáculo, os restaurantes existentes e os menus dos mesmos, onde ficam as lojas e a que horas estão abertas... No fundo, é uma cábula valiosa, para que apenas tenha de se focar em divertir-se.

Qual a melhor altura para visitar o Parque Warner?

Qualquer altura é boa para passar umas horas de máxima diversão neste parque temático. No entanto, existem épocas especiais, como o Halloween, o verão e o Natal, onde são preparados momentos exclusivos. Durante os fins de semana de março, por exemplo, celebra-se o "Mês dos Super-Heróis".

Todos os dias em julho e agosto decorre o “Aquaman Nightime Spectacular”, um espetáculo que simula uma luta deste super-herói, com recurso a flyboards, flyrides, aquadrones, sequências audiovisuais com lasers e efeitos especiais com pirotecnia.

Já ao longo do mês de outubro celebra-se o Halloween, com encontros noturnos que começam às 22 horas e continuam pela madrugada dentro, repletos de cenas de terror com os supervilões da DC e com universos como “IT”, “Freddy Kruegger”, “The Conjuring”, “Annabelle” e “The Nun”.

Em dezembro, o parque é todo decorado com luzes de Natal, árvores e neve. As personagens vestem fatos alusivos e também os espetáculos e desfiles (como o dos Reis Magos) são ainda mais mágicos.

Quanto custam os bilhetes? Onde posso comprá-los? Há descontos?

Os bilhetes para o Parque Warner podem ser comprados nas bilheteiras do local, online (no respetivo site), ou através das agências de viagens parceiras (OdisseiasAgência AbreuSolférias). Os preços variam consoante caraterísticas como a época do ano, a tipologia e a quantidade. As crianças com menos de 100 centímetros e o acompanhante da pessoa incapacitada têm entrada grátis.

A entrada normal diária (a partir de 140 centímetros) custa a partir de 29,90€, desde que seja adquirida online. Na bilheteira fica por 59,90€. Caso prefira visitar o parque em dois dias consecutivos os preços começam nos 35,90€ online e 62,90€ no local.

No que toca às crianças (entre 100 e 140 centímetros), os bilhetes custam desde 29,90€ online e 52,90€ na bilheteira para um dia e desde 35,90€ online e 58,90€ na bilheteira para os dois dias seguidos.

Para séniores (maiores de 65 anos), famílias numerosas (preço por elemento) ou pessoas incapacitadas (igual ou +33%, com um acompanhante grátis), os bilhetes diários custam desde 29,90€ online e 52,90€ na bilheteira. Para dois dias consecutivos aumentam para a partir de 35,90€ online e 58,90€ na bilheteira.

Mas há mais modalidades, como as entradas combinadas, que pressupõem a ida a ambos os parques durante um ou mais dias, e os passes “correcaminos”, que lhe concedem acesso rápido, para que não tenha de passar tanto tempo em filas. Custam a partir de 29,90€.

O passe “correcaminos basic” vai ajudá-lo a reduzir o tempo de espera em 50% de forma ilimitada nas atrações incluídas, que aumentam caso opte pelo “silver” (39,90€). O “gold” (49,90€) vai reduzir o tempo de espera em 90% e o “platinum”, o mais caro (79,90€), permite-lhe fazer o mesmo, de forma ilimitada, e quantas vezes quiser.

Caso precise de estacionamento, também pode adquiri-lo (por a partir de 12€ se comprar online). Os grupos têm descontos nas entradas. Pode consultar esta e outras informações acerca do preçário no site.

Como chego ao Parque Warner?

Ao aterrar no Aeroporto Adolfo Suarez Madrid-Barajas, pode ir para o Parque Warner de táxi, Uber ou Cabify, sendo que a viagem dura cerca de meia hora, ou de transportes públicos, apanhando o comboio T4 no aeroporto para a estação de Atocha, linha C

Depois, deve mudar para a linha C-3, para Pinto, e, por último, apanhar o autocarro 412 ou 413 para o Parque Warner. Se levar carro, dirija-se para a autoestrada A-4 e saia na saída 22, seguindo as indicações. Estes são apenas alguns dos exemplos de deslocação.

Parque Warner

Localização: A-4, saída 22, 28330 San Martín de la Vega, Madrid, Espanha
Horário: todos os dias a partir das 12h. Encerra entre as 20h e a 00h, consoante a época do ano
Contactos: Instagram / Facebook / TikTok / Youtube / consultaentrada@grpr.com