Férias num luxuoso palácio do século XVI? Sim, em Florença. Localizado no centro histórico da cidade, o novo Tivoli Palazzo Gaddi Firenze conta com uma arquitetura típica, que preserva a história renascentista, com a ajuda de artesãos locais.
Antes de ser hotel, existiam ali dois edifícios de duas famílias aristocratas. O seu passado nobre é evidenciado através de tesouros históricos e artísticos distribuídos por salas com frescos, pinturas e objetos de arte, que nos transportam de volta para o século XVI.
O Tivoli Palazzo Gaddi conta com 86 quartos, dos quais oito são suites, uma delas presidencial, com um terraço panorâmico e uma vista de tirar o fôlego sobre a catedral e a cidade. Todos os quartos aliam o mobiliário autêntico da época e a arte florentina ao conforto e funcionalidade contemporâneos.
O Terrae é o restaurante do hotel, mas é também um pequeno jardim de inverno com uma atmosfera acolhedora e única. Liderado pelo chef Salvatore Canargiu e pela chef Iside de Cesare (detentora de uma estrela Michelin), oferece uma experiência autêntica da cozinha toscana e italiana, com recurso a produtos frescos, locais e sazonais.
Para uns fins de tarde a ver o pôr-do-sol, o local ideal é o rooftop bar Aria, cuja ementa também é assinada pela chef Iside de Cesare e contém snacks incríveis, como a tradicional bolla para antes do jantar e cocktails refrescantes, inspirados nos jardins florentinos.
Assim que entra no lobby depara-se com o bar Milton, em homenagem a um dos hóspedes mais célebres do Palazzo Gaddi, o poeta John Milton, que ali se inspirou para escrever a sua obra "Paraíso Perdido". Com uma distinta lareira e uma biblioteca, poderá desfrutar de refeições ligeiras de conforto ao longo do dia.
Ao jantar, o bar Milton apresenta-lhe uma seleção dos melhores queijos e vinhos italianos. O hotel dispõe ainda de salas para eventos como casamentos, aniversários e outras cerimónias onde cabem até 200 pessoas, e de diversas atividades.
Um jantar romântico à luz das velas num salão histórico com frescos do século XVI, uma aula de culinária com a chef do restaurante e uma refeição típica da Toscana na adega privada do hotel são alguns dos exemplos do que pode fazer para tirar o máximo de proveito da sua estadia.
E porque seria criminoso ficar apenas pelo hotel sem conhecer Florença, pode visitar alguns pontos a curta distância, tal como a catedral de Santa Maria del Fiore, a Praça Michelangelo, a Capela Medici e o mercado de San Lorenzo.
Segundo uma simulação feita no site do hotel, a estadia para dois adultos num quarto deluxe, de 22 a 27 de outubro, tem o valor de 2118,16€.