Seja pelo preço, ou pela localização, há quem já prefira ficar alojado num Airbnb em vez de num hotel durante as férias. Mas quão exigentes e críticos são os hóspedes que fazem esta escolha? E qual a nacionalidade que se destaca nestas exigências?

O software de gestão de propriedades desenvolvido pela GuestReady, o Rental Ready, analisou alguns dados de modo a chegar a uma conclusão, fazendo um balanço da satisfação dos hóspedes no que toca a limpeza, ao processo de check-in, localização e relação qualidade-preço.

As três nacionalidades que deixam as piores críticas em alojamentos Airbnb são os espanhóis, seguidos dos italianos e depois os portugueses, que expressam especial desagrado para com a limpeza e também a relação qualidade-preço.

O primeiro lugar vai para os espanhóis, que atribuem uma estrela mais frequentemente às suas experiências (3%) e são os mesmos que atribuem cinco estrelas menos vezes (48%). Os italianos, por outro lado, são quem dá mais vezes uma avaliação de três estrelas (4%).

Os portugueses ocupam o terceiro lugar da tabela de piores avaliações com percentagens muito parecidas às dos italianos, ainda que dêem avaliações de cinco estrelas com mais frequência do que os espanhóis e os italianos. Ainda assim, ocupam o último lugar no pódio dos hóspedes mais críticos nos seus comentários.

Quanto às nacionalidades mais generosas nas avaliações, destacam-se os norte-americanos, os britânicos e os brasileiros. Entre os países que atribuíram melhores avaliações, os fatores mais valorizados e melhor classificados são o processo de check-in, a localização da propriedade, a comunicação e a coerência e transparência da informação.

Foram analisadas mais de um milhão de experiências em diferentes continentes para obter estes resultados.