Podia cruzar o mar de avião, mas não é preciso ir tão longe para uma viagem bem aproveitada, nem tão pouco de vários dias. Basta um destino a poucos quilómetros, acessível de avião ou autocarro, e 24 horas para fazer-se ao caminho e desfrutar de algumas horas de lazer. Neste curto espaço de tempo pode conhecer um novo país ou cidade e perder-se em novas aventuras.
Caso tenha apenas 24 horas para viajar, então é nessas que vai experimentar a verdadeira adrenalina de sair da rotina sem pensar muito. Perto da fronteira ou mais longe, escolha um destino para visitar em modo flash.
1. Vigo
Não é dos destinos espanhóis mais falados, mas devia. É que além de Vigo ser a maior cidade da Galiza, tem opções para todos os tipos de viajantes: os que vão solteiros, a dois, em família ou para os que não olhem a quem, mas ao como — como adicionar aventura à viagem.
Tudo isso é possível fazer nesta cidade e a começar pelos solteiros, o Turismo de Vigo propõe mergulhar na ria de Vigo, um paraíso natural protegido pela ilhas Cíes, onde abunda mexilhão que pode depois desfrutar à mesa. Mas de volta ao programa, a ideia é mergulhar nestas águas e descobrir, por exemplo, o Southern Cross, barco a vapor afundado no início do século XX. Buceo Ciesub e Buceo Islas Cíes são duas das empresas para reservar o mergulho (veja aqui os contactos).
A dois, nada como um pôr do sol e não faltam localizações ideais para o fazer: no monte de O Castro; nas praias de Vigo (como a praia de Samil, O Vao, A Fontaíña); no espaço circundante do Museu do Mar; e no passeio litoral de Bouzas. Pode chegar a Vigo através da FlixBus.
Em família é diversão garantida no passeio fluvial da Senda Azul, desde Vigo às praias, e com amigos sugere-se uma verdadeira aventura, incluída no programa Vigo Aventura, com direito a estadia de duas noites com pequeno-almoço num hotel de quatro estrelas, atividade náutica, carro de aluguer dois dias, roteiro de tapas e roteiro de vinhos (209€ por pessoa).
2. Madrid
Continuamos por Espanha e num dos clássicos: Madrid. Há sempre alguém que nunca visitou a capital espanhola ou que deseja voltar a explorá-la. Está na altura de o fazer o dizemos porquê.
Visite os jardins de Sabatini, integrados no Palácio Real de Madrid, ou o Mercado San Antón, com stands de comida, entre eles espaços com omeletes, hambúrgueres e sanduíches japonesas para provar. Pode ir para Madrid de Flixbus.
Nestas 24 horas ainda terá tempo para passar em frente ao Paseo del Prado, onde está o jardim vertical Caixaforum, no Arco de Cuchilleros, que dá acesso ao à Plaza Mayor, e terminar o dia com tapas e uma cerveja num dos bairros mais cool de Madrid, o La Latina.
3. Nantes
Todos os anos a cidade de Nantes, em França, tem novas atrações. Nantes é uma cidade que nos faz abrandar o ritmo para admirar as criações. Pode sentir nas mãos e na pele o perfume de Nantes, o Voyage à Nantes: Le Parfum, que é também uma visita guiada pela cidade todos os sábados de manhã, entre as 10h30 às 12h30 (pode reservar online).
A manhã das 24 horas de visita a Nantes já está completa, falta traçar o plano para a tarde. O almoço pode deixar para o Le 17.45 Nantes, com tábuas quase de metro, cheias de queijos e enchidos rigorosamente selecionados, que pode e deve acompanhar com vinhos franceses.
Depois disto, reserve a tarde para andar pela cidade numa espécie de caça aos sinais artísticos que desde 2014 passaram a identificar lojas emblemáticas. A ideia é, ao mesmo tempo, ir explorando outras obras junto à famosa "linha verde" e descobrindo a essência desta "cidade do futuro". Se pelo caminho der de caras com um unicórnio, não se admire.