A 22 de abril de 1500, uma expedição liderada pelo português Pedro Álvares Cabral chegava ao que é hoje a Bahia. Este estado no nordeste brasileiro é, por esse motivo, considerado a terra-mãe do país.

Com 13 zonas turísticas para todos os diferentes gostos, é um destino singular e diferenciado. Mas, afinal, o que é que a Bahia tem? A TRAVEL MAGG foi descobrir a resposta junto de quem sabe.

O Brasil vem até Portugal neste evento com concertos, showcookings, palestras e exposições
O Brasil vem até Portugal neste evento com concertos, showcookings, palestras e exposições
Ver artigo

"A Bahia tem um diferencial. Foi onde tudo começou. Tem uma energia diferente, por parte do povo, que é hospitaleiro, festivo, expansivo. Gostamos de receber", assegura o Secretário do Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, em entrevista à TRAVEL MAGG.

Este estado maior que França é conhecido por ser produtor de milho e de soja, sendo também considerado um dos maiores exportadores de fruta. Os portugueses são o segundo mercado mais forte da Bahia, apenas ultrapassados pelos argentinos, assim como nota Maurício Bacelar.

Esta zona com mais de 14 milhões de habitantes foi uma das protagonistas do Brasil Origem Week, evento de entrada gratuita que funciona como uma feira de negócios e que tem como objetivo promover o país e evidenciar a sua diversidade gastronómica e cultural, com concertos ao vivo, showcookings, palestras, exposições e desfiles de moda.

A primeira edição, com 40 expositores, decorreu no WOW - World of Wine de 6 a 9 de junho, tendo passado por Bruxelas, Bélgica, de 6 a 8 de setembro. Vai agora rumar a Paris, França, de 1 a 3 de novembro, e a Madrid, Espanha, de 15 a 17 de novembro.

Foi lá que falámos com o Secretário do Turismo da Bahia, de modo a entendermos o porquê de se tratar de um destino imperdível. "Não temos só turismo de sol e praia", apontou, desde logo, Maurício Bacelar, destacando seis grandes pilares do turismo baiano.

1. Turismo de cultura

"A Bahia tem um vasto património arquitetónico, natural, histórico e colonial, o maior das Américas", aponta o Secretário do Turismo da Bahia. Repleta de atributos culturais, distingue-se, também, pela hospitalidade e pela alegria do seu povo.

Das manifestações populares aos locais históricos, sem esquecer a gastronomia (como o acarajé) e o artesanato, há inúmeros exemplos de polos culturais baianos. O São João, por exemplo, é uma comemoração tradicional dos estados nordestinos que coloca 417 municípios em festa com música, comida e bebida típicas.

Além dos festejos juninos, destaca-se também a Festa do Senhor do Bonfim, que começa com uma procissão e que inclui a lavagem da escadaria da Igreja do Bonfim, e, claro, o carnaval de Salvador, do maior e mais vibrante que há.

2. Turismo de praia

E porque é impossível pensar no Brasil sem associar a praia, este tipo de turismo é um dos mais atrativos, quer pelas temperaturas quentes, quer pelas águas convidativas. A Bahia tem muitos dias de sol, contando com um clima agradável quase o ano todo.

Sendo o estado com o maior litoral do Brasil (mais de mil quilómetros), possui algumas das melhores praias do país, tais como a Praia do Forte, a Praia do Espelho, a Praia do Farol da Barra, a Praia do Satu, a Praia dos Coqueiros e a Praia do Encanto.

Com um mar cristalino e areia dourada, estas praias criam autênticos cenários paradisíacos, o que explica a sua procura. Extensas e com boa acessibilidade, representam uma boa opção para quem procura um destino para relaxar, mergulhar e tomar banhos de sol.

3. Turismo religioso

Do catoliscismo ao candomblé, a religião está bastante presente em qualquer uma das 13 zonas turísticas deste Estado. Há procissões, rituais e comemorações constantes, como a Festa da Boa Morte, em agosto, em Cachoeira, e o Corpus Christi, em Rio de Contas.

Bom Jesus da Lapa é conhecida como a "capital baiana da fé" e recebe visitantes durante o ano todo, como um dos principais destaques do turismo religioso da Bahia. Em Salvador, há mais de 300 igrejas seculares que pode conhecer, como São Francisco e Conceição da Praia.

bahia
créditos: Instagram

A Igreja do Bonfim é uma das mais procuradas. É possível que um familiar seu que já foi ao Brasil lhe tenha trazido uma fita para colocar ao pulso do Senhor do Bonfim, na qual deve dar três nós, com um pedido por cada um. Diz-se que, quando a fita se rompe, os desejos foram realizados.

4. Turismo de natureza

O turismo de natureza faz furor na Bahia, com locais como o Parque Nacional da Chapada Diamantina, com 152 mil hectares preenchidos com vegetação, quedas d'água, sítios arqueológicos, espécies raras de animais e uma grande diversidade ecológica e ambiental.

A produção de cacau na Bahia supera a média nacional. Em 2021, só este estado produziu mais de 145 mil toneladas de cacau. "A Bahia é um grande produtor de cacau. Temos mais de 300 marcas de chocolate hoje em dia. É o mais puro chocolate, com um sabor forte e intenso", descreve Maurício Bacelar.

Além de visitar fazendas de cacau, outro bom exemplo de turismo de natureza é o turismo de avistamento de aves, em locais como o observatório de aves Lajedo dos Beija-Flores. Há espécies que só existem na Bahia, como a arara-azul-de-lear.

Na Bahia outro das modalidades mais relevantes é o avistamento de baleias, nomeadamente as baleias-jubarte, que procuram as quentes do litoral baiano entre os meses de julho e outubro para a temporada de reprodução — e que surgem aos milhares.

5. Agroturismo

Desde 1997 que o agroturismo tem vindo a crescer na Bahia, principalmente em Salvador. As visitas a propriedades rurais, de modo a conhecer as hortas e o gado, são bastante procuradas pelo público, que fica assim a par dos "modos de vida" destas regiões.

bahia
créditos: Instagram

Os turistas podem participar nas atividades diárias, como tirar o leite ao gado, andar a cavalo ou de charrete, fazer trilhos pedestres, tomar banho em rios e cascatas, conhecer espécies locais e até provar a culinária típica. Além disso, conseguem visitar hotéis-fazendas.

A integração com a comunidade local é um dos principais pontos deste turismo rural, que apresenta os seus costumes e atividades culturais. Maurício Bacelar propõe ainda "visitar terrenos de candomblé para conhecerem regiões de cariz africano".

6. Turismo de pesca

"A Bahia é um dos três melhores locais do Mundo para pescar espadarte-azul", contou-nos o Secretário do Turismo da Bahia, enquanto dava conta da importância do turismo de pesca para este estado. Nesta modalidade, as pessoas fazem pesca por lazer com diferentes equipamentos, produtos e serviços.

bahia
créditos: TripAdvisor

Graças à extensão costeira do Brasil, bem como à abundância de biodiversidade, o turismo de pesca passou a ser trabalhado oficialmente como um segmento turístico a partir de 1998. O destaque vai para a cidade de Canavieiras, que atrai pescadores nacionais e internacionais.

A viagem de ida e volta com a Air Europa de 18 a 25 de novembro tem o valor de 602€, conforme verificámos no Google Flights.