
Acabaram-se as secas nas estações de serviço, com os miúdos aborrecidos da vida, ou o scroll infinito no Instagram, à espera que a bateria do carro carregue. O novo Hyundai IONIQ 5 está oficialmente no mercado e quer reinventar a experiência de viajar num carro elétrico — começando pela promessa ousada de carregar energia suficiente para uma viagem de Lisboa até ao Algarve (ou do Porto a Lisboa, ou de Bragança até Coimbra) em apenas 18 minutos. E em todas as versões do novo modelo da marca sul-coreana.
Com uma arquitetura elétrica de 800V — uma das mais avançadas do mercado —, o IONIQ 5 permite carregamentos ultrarrápidos em postos compatíveis. Em condições ideais, a marca garante que é possível carregar a bateria dos 10% aos 80% em apenas 18 minutos.
Traduzido de automovelês para português corrente, em menos tempo do que demora a tomar um café e um pastel de nata, este SUV ganha energia suficiente para percorrer cerca de 350 quilómetros. É o adeus aos longos tempos de espera que costumavam desmotivar os condutores de veículos elétricos — e um convite a planear roadtrips sem ter de andar a ver com antecedência onde estão os postos de carregamento.
O SUV 100% elétrico da marca sul-coreana chega com mais autonomia, um design refinado e um interior que parece saído de um catálogo de decoração minimalista. Está disponível em quatro versões distintas, pensadas para diferentes perfis de condutores:
- Premium (63 kWh): modelo de entrada, com autonomia até 440 quilómetros e consumo médio de 15,6 kWh/100 km. Ideal para o dia a dia urbano e viagens curtas.
- Premium Plus (84 kWh): versão intermédia, com autonomia até 570 quilómetros e mais equipamentos de conforto e assistência à condução.
- Vanguard (84 kWh): com os mesmos 570 quilómetros de autonomia, mas com acabamentos mais sofisticados, sistema de som Bose e jantes de 19".
- Vanguard Plus (84 kWh): o topo de gama, com jantes de 20” e autonomia até 530 quilómetros. Traz ainda extras como o sistema de estacionamento inteligente e câmaras 360º.
Para quem conduz sobretudo em cidade, os números sobem ainda mais — podendo chegar aos impressionantes 784 quilómetros de autonomia em ambiente urbano.
Novo para-choques e consola central melhorada
Mas nem só de números vive este elétrico. O IONIQ 5 MY25 é uma proposta visualmente mais elegante, com um novo para-choques, spoiler traseiro prolongado e jantes redesenhadas de 19 ou 20 polegadas. O conforto interior também foi revisto, com melhorias na consola central e reposicionamento do carregador wireless para telemóveis. A estrutura foi reforçada para oferecer uma condução mais suave e silenciosa — e há até um novo volante com luzes interativas.
Na componente tecnológica, o modelo inclui a nova geração do sistema de infotainment ccNC, atualizações remotas (over-the-air), controlo remoto de estacionamento e segurança reforçada com oito airbags, incluindo laterais para a segunda fila. O novo Hyundai IONIQ 5 está disponível em Portugal para particulares a partir de 43.000€.
Como se carrega o novo Hyundai IONIQ 5?
Há três formas principais de carregar a bateria do IONIQ 5 — cada uma com tempos e usos diferentes:
Tomada doméstica (7 kW, monofásico)
- Tempo estimado: ~11h30
- Ideal para carregamentos durante a noite, em casa.
Carregador standard (11 kW, trifásico)
- Tempo estimado: ~7h35 (dos 10% aos 100%)
- Usado em muitos postos públicos e condomínios.
Carregamento ultrarrápido (350 kW)
- Tempo estimado: 18 minutos (dos 10% aos 80%)
- Dá para cerca de 350 quilómetros de autonomia.
- Perfeito para viagens longas, em estações de serviço com carregadores rápidos.
Nota: os tempos podem variar consoante a temperatura exterior, o estado da bateria e a potência real do carregador disponível.