
Com nove ilhas e cada uma com os seus encantos, há escolhas que precisam de ser feitas na hora de preparar uma viagem aos Açores. E se lhe disséssemos que há um pacote perfeito para quem tem tempo e conhecer o arquipélago? Com tudo incluído e a duração de 13 dias, só precisa de seguir até ao aeroporto e desfrutar da viagem.
A Pinto Lopes Viagens tem um circuito que explora a natureza de um arquipélago cheio de segredos e tesouros, com paisagens de tirar o fôlego, uma gastronomia saborosa e uma hospitalidade sem igual. As partidas são a partir de Lisboa ou do Porto, e estão incluídos os transfers , todos os voos, circuitos em autocarros de turismo, as viagens de barco, todos os alojamentos, 12 almoços e 12 jantares, um guia que acompanhará toda a viagem, entradas nos monumentos e todas as taxas e seguros.
Ou seja, não tem mesmo de se preocupar com nada sem ser ter o seu cartão de cidadão consigo - e tentar não exceder os 23 quilos da mala que pode levar na viagem.
Ilha a ilha, ao longo de 13 dias encantados
O primeiro destino no itinerário é o Faial, onde vai ser possível visitar espaços como o Miradouro da Espalamaca, a cratera da Caldeira, a Ponta dos Capelinhos, tendo assim um dia em cheio, uma vez que o segundo dia começará com uma viagem de avião para a ilha das Flores.
Lá, está o concelho mais ocidental da Europa, as Lajes das Flores, e encontrará muitos dos tesouros escondidos do arquipélago. O terceiro dia também será passado nesta ilha, visitando locais como a Fajãzinha e Fajã Grande, a reserva florestal do Morro Alto e vários miradouros, seguindo de barco depois do almoço para a ilha mais pequena dos Açores: o Corvo. Na viagem, poderá ter a sorte de avistar golfinhos, e durante as horas que estiver na ilha irá conhecer o Caldeirão, a cratera do antigo vulcão que deu origem a esta ilha. Depois do passeio, regressará à ilha das Flores.
O quarto dia tem nova viagem, desta vez até à Terceira, onde será passado o quinto dia. Lá, poderá visitar a Igreja Matriz, o Miradouro do Facho, a Serra do Cume (que conta com 545 metros de altitude, de onde se vê a maior planície dos Açores), a gruta do Algar do Carvão, as piscinas naturais da Calheta, a Fortaleza de São João Baptista e muitos outros monumentos a não perder.
No sexto dia ficará a conhecer Angra do Heroísmo, classificada como Património da Humanidade pela UNESCO, a Praça Velha, e até a Igreja da Sé Catedral dos Açores, seguindo depois viagem para a ilha do Pico, onde ficará durante o sétimo dia do itinerário.
Uma das atividades em destaque é a visita ao Museu do Vinho, instalado nas dependências do antigo Convento da Ordem do Carmo, que remonta aos séculos XVII e XVIII e possui uma mata de seculares dragoeiros, cuja idade está estimada entre 500 e 1000 anos.
Assim o dia se passará e o final da noite será passado numa viagem de barco até à ilha de São Jorge, onde o oitavo dia vai servir para visitar a Igreja de Santa Bárbara nas Manadas, a fajã dos Vimes, o Parque Florestal das Sete Fontes e por aí fora. Ao início do novo dia a viagem, desta vez, é de avião e para a Ilha da Graciosa.
Lá, terá a oportunidade de conhecer monumentos como a Igreja Matriz de Santa Cruz da Graciosa, uma obra-prima da pintura portuguesa quinhentista, a Praça Fontes Pereira de Melo, o Monte da Nossa Senhora da Ajuda, o Farol da Ponta da Barca, a Caldeira, a Furna do Enxofre, o Miradouro do Quitadoiro, entre muitos outros. E quando vir que o sol já está a deixar de ficar tão quente, é porque está na hora de voltar para o aeroporto e seguir viagem até à ilha mais procurada dos Açores: São Miguel.
Os últimos três dias serão então passados na maior ilha do arquipélago, que é a que conta com todas aquelas lagoas incríveis que vemos nas fotografias. Vai visitar são a Fábrica e Plantação de Chá Gorreana, as Furnas, o Jardim Botânico Terra Nostra, as plantações de ananases, as Lagoas das Sete Cidades, Lagoa Azul e Lagoa Verde, uma das Sete Maravilhas Naturais de Portugal, e muitos outros. Pelo meio, terá ainda uma visita de barco até à ilha de Santa Maria, onde vai poder ver a estátua de Cristóvão Colombo e visitar a ermida onde este assistiu a uma missa no regresso da sua viagem à América.
No final do 13.º dia, está na hora de voltar para casa (mas pode espreitar todo o itinerário aqui). Os preços variam entre os 3800€ e os 3925€, sendo que o primeiro valor é para uma viagem entre 7 a 19 de junho e o segundo para embarcar entre 2 a 14 de agosto.