Ser antigo (leia-se, ser jornalista há 20 anos) tem destas coisas. Eu estive na festa de inauguração do Hilton Vilamoura (à época, Hilton Vilamoura As Cascatas). Em 2007, o apelido Hilton bastava para deixar o País num fuzuê desgraçado e foi precisamente isso que aconteceu na abertura do hotel de cinco estrelas, o primeiro da cadeia Hilton em Portugal.

A festa foi inesquecível. E não digo isto de ânimo leve porque já tive a sorte de estar presente em festas bem rijas. Estava lá a nata da nata da sociedade portuguesa (dos políticos às estrelas da TV, dos atletas às socialites), havia torres de sushi (não estou a exagerar, eram literalmente torres de sushi), uma quantidade insana de champanhe e um palco transparente, montado na piscina, onde atuaram, se não me falha a memória, os Boney M.

Corriam rumores de que Paris Hilton ia aparecer de surpresa na inauguração do Hilton Vilamoura. Dos canais de televisão às revistas, todos os jornalistas aguardavam ansiosamente a chegada da icónica socialite… que nunca chegou a aparecer.

18 anos depois, o Hilton Vilamoura está como Paris: rejuvenescido. Mas, ao contrário da DJ norte-americana, que diz nunca ter recorrido a procedimentos estéticos, o hotel de cinco estrelas submeteu-se a uma renovação.

Agora, em 2025, o Hilton Vilamoura está diferente. E não é só porque Paris ainda não apareceu. A diferença vê-se (e sente-se) nos quartos mais modernos, nas piscinas mais elegantes, nos restaurantes com propostas renovadas e até no lobby, que agora nos recebe com luz, conforto e aquele ar de “cheguei a um sítio especial”.

Sob gestão da Details – Hospitality, Sports, Leisure, o resort aproveitou a maioridade para fazer um lifting. Os quartos e apartamentos foram redesenhados com linhas contemporâneas e uma paleta acolhedora, pensados para famílias ou casais que procuram sol, descanso e um pouco de mimo. Mas é ao sair para a zona das piscinas que se percebe a verdadeira transformação: há uma piscina romântica em tons rosa-escuro digna de Instagram, uma nova área para massagens ao ar livre e um bar onde se servem petiscos e cocktails que sabem a férias.

Também a oferta gastronómica ganhou nova vida. O restaurante Aquarela, junto à piscina, aposta numa carta leve e fresca. O Cilantro continua a ser o tributo do hotel à cozinha mediterrânica, com ingredientes da estação e pratos pensados para partilhar. E o Rubi Bar tem agora sandes abertas, hambúrgueres e pizzas, tudo num ambiente que convida a ficar até mais tarde — ou até Paris chegar.

Há também uma horta biológica que fornece os ingredientes para os pratos do hotel e onde as crianças do Kids Club aprendem sobre alimentação consciente. O espaço infantil foi reforçado com uma nova área coberta que permite festas, jogos e atividades criativas, tudo com a assinatura cinco estrelas do resort.

Até o centro de conferências passou pela faca (figurativamente, claro): agora tem paredes LED, salas com design contemporâneo e tecnologia de ponta para eventos híbridos ou presenciais. E o spa, que já era o maior do país, tornou-se ainda mais completo com melhorias na estrutura e nos tratamentos.

De acordo com simulação no site do hotel para o fim de semana de 17 e 18 de maio, uma noite no Hilton Vilamoura começa nos 256€ (sem pequeno-almoço, em Quarto Deluxe Twin).

Veja as fotos do renovado Hilton Vilamoura

Hilton Vilamoura

Localização: Rua da Torre de Água, Lote 4.11.1.B, 8125-615
Contactos: 289 304 000