Viajar é sempre sinónimo de despreocupações e descanso... até ao momento em que um imprevisto de saúde arruína tudo. É por isso que o Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD) deve estar sempre na mala de quem parte rumo a outro país europeu. Gratuito, fácil de pedir e válido em dezenas de destinos, o cartão garante que pode receber assistência médica durante a sua estadia, nas mesmas condições que os cidadãos do país onde se encontra.

Emitido pela Segurança Social (ou pela ADSE, no caso dos beneficiários deste subsistema), o CESD assegura o acesso a cuidados de saúde nos 27 países da União Europeia, Espaço Económico Europeu (Islândia, Liechtenstein e Noruega) e Suíça. Não se trata de um seguro de viagem (nem substitui a compra de um) mas de um documento que comprova que está abrangido por um sistema público de saúde, permitindo-lhe beneficiar dos mesmos direitos dos residentes locais.

Apesar de não garantir que todos os cuidados sejam gratuitos, o cartão evita despesas elevadas e situações complicadas. Pode haver lugar ao pagamento de taxas moderadoras ou comparticipações, mas em regra as condições são idênticas às de qualquer cidadão do país visitado. Se perder o cartão ou se esquecer de o levar, pode pedir um Certificado Provisório de Substituição, com igual validade, que lhe será enviado rapidamente por fax ou e-mail pela entidade emissora.

O pedido pode ser feito de forma totalmente online, através da Segurança Social Direta, utilizando a palavra-passe de acesso ou o Cartão de Cidadão. Também é possível solicitá-lo num balcão da Segurança Social ou num Espaço Cidadão. O cartão é individual e nominativo — cada membro da família deve ter o seu — e tem normalmente uma validade de três anos. Em média, demora cerca de sete dias úteis a ser entregue em casa.

Além de férias, o CESD é igualmente útil em viagens de trabalho, intercâmbios ou estágios noutros países europeus. Não cobre, no entanto, deslocações feitas com o objetivo de realizar tratamentos médicos planeados no estrangeiro. Ainda assim, garante tranquilidade para quem quer apenas explorar novas cidades sem o receio de enfrentar burocracias médicas em caso de urgência.