O site de viagens Tripadvisor lançou, a 21 de fevereiro, a lista das Melhores Praias do Mundo, segundo as opiniões que os internautas deixam no site e Portugal conseguiu o lugar de maior destaque. Segundo os utilizadores do Tripadvisor, a Praia da Falésia, no Algarve, é a melhor do mundo para visitar em 2024. Em segundo lugar ficou a Spiaggia dei Conigli, em Itália, seguida pela Praia La Concha, em Espanha.
A "Melhor Praia do Mundo", de acordo com o Tripadvisor está situada entre Vilamoura e Albufeira e tem um areal de cerca de seis quilómetros que inclui outras praias, como a Praia do Barranco das Belharucas e Praia das Açoteias.
É uma das 394 praias portuguesas com Bandeira Azul, distinção atribuída às praias tendo em conta a informação e educação ambiental, a qualidade da água, a gestão ambiental, a segurança e os serviços disponíveis nas praias de Portugal. Esta praia distingue-se das congéneres algarvias pela geologia das suas falésias - o tom avermelhado em contraste com o azul cristalino do mar que, na hora do pôr-do-sol, criam um espetáculo de cores que tornam a praia um lugar mágico.
"Bela extensão de praia ininterrupta, de areia fina, com falésias coloridas na maior parte do caminho", escreve um utilizador no site do Tripadvisor. Os internautas consideram que a Praia da Falésia é a mais indicada para passeios panorâmicos e banhos de sol e aconselham a que se visite este praia na altura da primavera, entre março e junho, uma vez que os preços estão mais acessíveis e há menos multidões.
As três melhores praias do mundo são europeias, ultrapassando as praias das Caraíbas, o que, segundo a editora-chefe do Tripadvisor, Sarah Firshein, é “um sinal de que alguns viajantes estão ansiosos para trocar férias típicas de resort pelas costas de Portugal, Itália e outros lugares”.
O "Travelers' Choice Awards Best of the Best Beaches" destaca as praias favoritas dos viajantes utilizadores do Tripadvisor. Este é, segundo avança a Tripadvisor, um prémio atribuído "àqueles que recebem um grande volume de avaliações e opiniões excepcionais" dos utilizadores da plataforma "durante um período de 12 meses". "Dos nossos 8 milhões de anúncios, menos de 1% atingem este objetivo", afirma a empresa em comunicado.