Moon & Sun Lisboa. É assim que se chama o novo hotel que, esta quarta-feira, 15 de maio, abriu portas na capital portuguesa. Este empreendimento pisca o olho ao luxo, já que foi classificado com 4 estrelas e representa um investimento de 9,5 milhões de euros, e pertence ao MS Group, empresa que detém os hotéis Moon & Sun no Porto e em Braga, em funcionamento desde 2019.
Para início de conversa, o hotel não podia ter uma localização mais privilegiada. Com morada no número 200 da Rua Áurea (ou Rua do Ouro, como quiser), fica bem no centro da baixa pombalina – aliás, a própria unidade está inserida num edifício que, embora esteja restaurado, remonta ao século XVIII, altura em que o Marquês de Pombal fez com que Lisboa fosse aquilo que conhecemos hoje.
Trocado por miúdos, para quem não percebe muito do planeamento do território lisboeta, engendrado pelo aristocrata depois do terramoto de 1755, o novo Moon & Sun fica a escassos metros de várias atrações turísticas. De um lado, o Elevador de Santa Junta ou a Praça do Rossio; do outro, o Arco da Rua Augusta e, uns metros mais à frente, a imponente Praça do Comércio. É o sonho de quem viaja e quer varrer todos os marcos, portanto.
Veja as fotos.
"Acreditamos que os centros históricos são os locais que revelam os segredos mais genuínos e preciosos das cidades", é esta a razão que Pedro Mesquita Sousa, CEO do MS Group, dá como justificação para a localização deste empreendimento. "É nos seus encantos que nos perdemos e encontramos as nossas origens, os nossos destinos", continua, segundo se lê em comunicado.
Mas se o que rodeia a unidade seria suficiente para fazer qualquer um ir à loucura, aquilo que se pode encontrar dentro dela também não é para menos – afinal, é apresentado como sendo um hotel de charme. A começar pelos quartos, que serão 35 no total, estes apresentam uma decoração minimalista e discreta, mas acolhedora, com valências como camas (que podem ser extra grandes), televisão, televisão, wifi e até sistema de som, em alguns casos.
Os quartos, espalhados pelos cinco pisos do edifício em que a unidade está inserida, estão divididos em cinco tipologias: "vista cidade", "vista cidade com varanda", "pequeno vista cidade", "pequeno vista cidade com varanda" e "vista interior". Ou seja, além do óbvio (a vista, diga-se) diferir entre todos, também a dimensão das áreas é distinta entre si, com opções que vão dos 15 aos 19 metros quadrados.
O mote da decoração – não só dos quartos, mas de todo o hotel, que até conta com elementos da construção original – é uma homenagem à arte e ao design contemporâneo. Contudo, também a própria cidade pesou na balança nos elementos decorativos, pelo que há certos apontamentos que piscam o olho a Lisboa. É o caso de certos quadros pendurados nos quartos e ou das obras do pintor Pedro Guimarães, na receção.
Comida também não falta no Moon & Sun Lisboa. Bem sabemos que nas ruas que o rodeiam há restaurantes irresistíveis, não fosse esta uma das zonas mais movimentadas da capital, mas, se quiser permanecer dentro do hotel, também não ficará mal servido. É que o piso térreo é dedicado ao Pia’donna, especializado, como o nome indica, na conhecida iguaria italiana – a piadina – e com uma esplanada onde a luz de Lisboa tem mais encanto.
Para poder ficar perto disto, uma noite no Moon & Sun Lisboa no "quarto vista interior" ficará a 171€, de acordo com a simulação feita no site oficial do empreendimento para os dias 1 a 2 de junho. Este valor não inclui pequeno-almoço – algo que, se quiser incluído, lhe ficará a mais 28€.