"O que falta no mundo é viajar e ter empatia pelo outro. Tentamos que as nossas viagens sejam assim: que as pessoas se coloquem no lugar do outro, que abram horizontes. Fez-nos tão bem, acho que faz bem a todos".
Foi dessa forma de olhar para o mundo que nasceu a Viagens Next Stop with Love. Depois de três anos a organizar viagens de grupo, Fabiana Saraiva e Sandro Gomes decidiram dar o passo seguinte e lançar a sua própria agência de viagens. O objetivo é simples: criar experiências desenhadas ao detalhe, combinando contacto com a cultura local, autenticidade e conforto. "É uma extensão das viagens que já organizámos, com conexão com a cultura local, atividades o mais autênticas possível mas também um bom hotel", explicam à TRAVEL MAGG.
A aposta surge também da vontade de assumirem o controlo de todo o processo. "Basicamente fazer tudo à nossa medida, nós termos o controlo de tudo", resume Fabiana, explicando que a intenção é acompanhar a logística, os roteiros e cada pormenor para garantir "a melhor experiência possível" aos viajantes.
Por trás do projeto estão duas histórias que começaram muito antes da agência. Fabiana, de 37 anos, natural de Resende, e Sandro, de 43, da Póvoa de Varzim, conheceram-se em 2012, quando emigraram para Inglaterra. Ambos enfermeiros, construíram carreira no Reino Unido, mas nunca perderam o gosto por descobrir o mundo.
Foi durante a pandemia que perceberam que queriam mudar de vida. "Quando aconteceu a pandemia nós estávamos com sede de viver. Nós segurávamos em tablets para as pessoas se poderem despedir dos familiares", recorda Fabiana. Pouco depois, decidiram arriscar: ela despediu-se, ele pediu uma licença sem vencimento e partiram para a aventura que viria a transformar-lhes o futuro.
"A nossa lua de mel de dois anos foi o que começou esta coisa toda", conta Sandro. O plano inicial passava por viajar durante um ano. "Pensámos em 20 mil libras [cerca de 23 mil euros] para cada um mas acabámos por gastar mais", recorda. À medida que partilhavam a experiência nas redes sociais, surgiram parcerias que ajudaram a financiar parte da jornada. "Abriu-se todo um mundo", acrescenta Fabiana.
Foi também através dessa comunidade digital que nasceu a ideia das viagens de grupo. Em 2023 organizaram a primeira, na Tailândia. "Correu muito bem, as pessoas adoraram. Acabámos por criar uma comunidade, porque há conexão entre as pessoas", recorda Fabiana. Sandro sublinha que tudo aconteceu de forma espontânea. "Foi mesmo porque as pessoas nos pediam."
Hoje, essa experiência está na base da filosofia da agência. "Por isso é que fazemos grupos pequenos, normalmente 12 pessoas, e sempre em sítios que já tivemos antes e conhecemos bem", explica Sandro. A prioridade passa por criar viagens cuidadosamente preparadas, com contacto genuíno com os destinos e espaço para que cada participante viva a sua própria experiência.
Essa lógica traduz-se também na forma como pensam cada itinerário. A intenção, dizem, não é oferecer apenas uma sequência de visitas, mas viagens com contacto verdadeiro com o destino. Querem evitar excursões fechadas em si mesmas e privilegiar experiências que permitam sentir o lugar, conhecer as pessoas e deixar espaço para que cada viajante tenha também “uma viagem dentro da viagem”.
A personalização estende-se agora também às luas de mel. Aproveitando a experiência da própria viagem que lhes mudou a vida, o casal começou a desenhar programas para recém-casados. "Como temos a experiência da nossa, agora também conseguimos ter outra sensibilidade quando preparamos uma lua de mel. Mas é muito mais do que o destino, é o que vais sentir. Porque o que nos recordamos das nossas viagens é o que sentimos", explica Fabiana.
"A dica que nós damos é que os casais organizem a viagem como organizam o casamento, a dois", acrescenta, destacando a importância de criar memórias inéditas em conjunto através de "experiências a dois pela primeira vez". Entre os primeiros projetos em desenvolvimento está uma lua de mel que combina Japão e Maldivas, juntando descoberta cultural e dias de descanso.
A par da agência, Fabiana e Sandro continuam a partilhar a vida nas redes sociais, sempre de forma transparente. "Nós vivemos o dia a dia. Já nos ocorreu muitas vezes separarmo-nos, porque não é fácil mas não podemos estar com receio de não fazer uma coisa com medo de não funcionar. Não temos medo de fracassar. Se falhar, falhou, é uma oportunidade de crescimento", afirma Fabiana. Sandro acrescenta que sempre procuraram ser honestos com quem os acompanha. "Sempre fomos transparentes sobre as dificuldades, seja na relação, seja na viagem. Passámos a mensagem de que viajar assim, durante tanto tempo, não são só rosas (risos)".
Próximas viagens já confirmadas
- Japão (agosto, novembro e dezembro) — desde 2.590€
- Tailândia (outubro) — desde 1.990€
- Egito (outubro) — desde 1.790€