Há um paraíso para as famílias a sul e, acreditem, foi testado ao limite com a ajuda de duas críticas bastante exigentes no que toca às facilidades para os mais pequenos: duas crianças, uma com 5 anos e outra com 8. Falamos do Tivoli Alvor, um resort de cinco estrelas no Alvor, no Algarve, sendo este o primeiro empreendimento tudo incluído da cadeia Tivoli Hotels & Resorts.
Aberto sazonalmente — este ano, reabriu em março —, o hotel é completamente virado para as famílias, desde os quartos à quantidade de piscinas (e uma recheada de divertimentos para os mais novos), sem esquecer o kids club renovado em 2025, comida mesmo à mão, os vários restaurantes com serviço rápido e a animação depois do jantar.
E, acredite, aqui não vai faltar espaço. No total, o hotel conta com 491 quartos distribuídos em mais de 100 mil metros quadrados, seis piscinas aquecidas (uma apenas para adultos, outra interior, uma infantil e três gerais) e ainda quatro restaurantes.
Mas voltamos à prova dos nove. Acompanhados das nossas críticas exigentes, passámos duas noites no Tivoli Alvor e temos coisas a dizer sobre o que correu (mesmo muito) bem e aquilo que ainda pode ser melhorado.
O incrível
As piscinas
Com cinco piscinas exteriores e uma interior, este é, sem dúvida, um dos pontos fortes do resort. Apesar da interior estar no spa, onde as crianças não têm acesso, não vemos isto como um impedimento porque 1) este é um hotel sazonal e virado para o verão, sendo a primazia dada ao exterior, 2) as piscinas exteriores são aquecidas, o que permite mergulhos mesmo quando o tempo não está completamente de feição, e 3) não torcemos o nariz à hipótese de os adultos terem um minuto de sossego no spa que, convenhamos, não é o local mais apropriado para a confusão dos mais pequenos.
Posto isto, há ainda uma piscina exterior com espreguiçadeiras confortáveis e camas balinesas para adultos que viajam sozinhos ou para quem tem filhos adolescentes e consegue ter um minuto de descanso. Existe também uma completamente dedicada aos mais novos junto ao kids club, com muita cor por todo o lado, várias espreguiçadeiras, a profundidade perfeita (e pouca) para as crianças, com vários repuxos de água, escorregas e diversões.
Já no ponto central do resort, as três piscinas principais encontram-se numa espécie de escada, sucedendo-se umas às outras em género de piscina infinita. Com rampas para aceder, facilitando as entradas e saídas não só a crianças mas também a pessoas com mais dificuldade de deslocação, esta disposição das piscinas permite colocar dezenas e dezenas de espreguiçadeiras por todo o lado (afinal, estamos a falar de quase 500 quartos) sem que a confusão seja gigantesca. Vá, não estamos a dizer que em pleno agosto não vai sentir a lotação, mas já estivemos em sítios com uma muito menos inteligente disposição do espaço, e onde o caos se assemelha à piscina de ondas do Aquashow.
As diferentes modalidades nas pulseiras (sem bebidas de máquina)
Que atire a primeira pedra quem já não reservou um resort TI a pensar que ia beber piña coladas como se fossem servidas por Tom Cruise em "Cocktail" para depois perceber que afinal existia uma pulseira superior e a nossa apenas nos dava acesso a bebidas de máquina com corantes suspeitos.
No Tivoli Alvor, o conceito standard é igualmente luxuoso e pode beber vários cocktails clássicos feitos à sua frente sem pagar mais por isso. E sim, também tem acesso aos diferentes bares de apoio às piscinas principais, onde há sempre águas, sumos e copos de vinho e espumante — para além das toalhas de praia, claro, para que não tenha de as carregar entre as piscinas e o quarto.
No entanto, temos de ser verdadeiros: a modalidade Premium tem benesses, como ter acesso a um bar exclusivo com menos filas, onde pode pedir cocktails mais elaborados, como o Passion Cocktail de maracujá, que ainda está gravado na nossa memória. Dica de amiga, peça ao bartender Jubail para o fazer, dado que provámos o mesmo cocktail feito por outros elementos do staff e nenhum lhe chegava aos calcanhares.
Com esta pulseira Premium, tem também direito a créditos para tratamentos no Centro de Wellness, acesso a uma zona VIP para check-in e check-out (o que lhe poupa tempo), minibar melhorado e pequeno-almoço numa área exclusiva — e das tostas de salmão e abacate à confusão reduzida a mais de 80%, arriscamos dizer que só a opção de consumir a primeira refeição do dia aqui vale pelo extra final na conta da estadia.
O bom
O kids club é um descanso para os pais
Para quem viaja em família, o Pluma Júnior Club é um verdadeiro paraíso. Aberto a crianças dos 4 aos 12 anos, o espaço conta com sala de jogos, piscina com escorregas, parque infantil, minigolfe e um novo insuflável exterior. E, sim, há monitores dedicados a garantir a diversão (e a segurança) de todos.
Aberto no período da manhã e da tarde com pausa para almoço, e necessidade de inscrição prévia, os miúdos mais pequenos são ainda levados para uma atuação com muita dança e animação junto às piscinas principais ao início da tarde, onde os pais podem babar com o talento dos filhos. A deslocação (curta) é feita em total segurança na companhia dos monitores e com as crianças com coletes identificativos.
Já os adolescentes a partir dos 13 anos poderão participar em atividades como futebol, ténis ou padel. Este ano, a animação do resort é assegurada por uma nova empresa, prometendo elevar ainda mais a fasquia da diversão para todas as idades.
A facilidade em chegar a todo o lado
Apesar dos mais de 100 mil metros quadrados e dos quase 500 quartos espalhados pelo resort, não tem de se preparar para uma maratona de cada vez que quiser atravessar o Tivoli Alvor. Na parte central da unidade encontram-se as três piscinas principais e os restaurantes, sendo rodeados pelos blocos de alojamento.
Existem diversas estradas e caminhos pedonais que ligam todos os espaços, e bem iluminados à noite, o que permite que vá a pé para todo o lado e chegue rapidamente ao seu destino. Tanto o ginásio como o kids club e a piscina infantil, e a receção, em pontas opostas, também são de fácil acesso e pode chamar o buggy na altura do check in e do check out.
Os carros ficam estacionados num parque junto à receção durante a sua estadia ou levados pelo staff do hotel para outros parques mais afastados, mas basta avisar a receção cerca de 15 minutos antes para ter a viatura à sua espera. Testámos e cumpriram.
Para além disso, localizado a apenas 600 metros da praia e da vila de Alvor, o resort disponibiliza ainda um comboio exclusivo para hóspedes, facilitando o acesso às maravilhas da costa algarvia. Se preferir, pode ir a pé para a praia dos Três Irmãos, dado que o resort permite chegar a uma ponte superior que lhe permite passar a estrada e ter acesso mais fácil ao caminho para o areal.
Os restaurantes para todos os gostos
Com quatro restaurantes no resort, há opções para todos os gostos: o Essenze, com buffet internacional; o Carosello, de inspiração italiana; o Mad Med, focado nos sabores mediterrâneos; e o Roastic, um paraíso para os amantes de carne.
Sem surpresas, o Essenze é o maior buffet do hotel, onde é servido também o pequeno-almoço. A comida cumpre, a variedade é gigante (e para todos os gostos), bem como a confusão, principalmente ao início do dia. Caso tenha oportunidade (dado que os restantes restaurantes funcionam por reserva), aconselhamos a preferir as outras opções de restauração de vez em quando ou chegar mais cedo para evitar as enchentes.
Nos restantes três espaços, as regras são semelhantes: deve reservar a mesa na receção, de preferência ao início da sua estadia, e existe sempre um buffet de entradas e sobremesas por onde escolher. Já os pratos podem ser escolhidos à carta e há uma seleção de bebidas incluída, como soft drinks, cerveja e vinhos, tendo os hóspedes com pulseira premium acesso a outras referências de vinhos, por exemplo.
No Carosello, há opções como filetes de robalo no forno, lasanha de bolonhesa e scallopini de frango, para além de várias pizzas e pastas com destaque para a pizza diavola e para os gnocchi do mar. As crianças não são obviamente esquecidas, e podem escolher entre vários pratos como panados de peixe, nuggets de frango ou filete de robalo.
No Roastic, seguindo a mesma mecânica, há pratos como peixe-galo em papillote, franguinho piri-piri, perna de borrego assada, bochecha de porco e bife à portuguesa — o nosso claro favorito. Para os mais novos, as opções são as mesmas que no Carosello, sendo que também está disponível a opção de bifes de frango.
Por último, no palpitante Mad Med, para além do rodízio de entradas e snacks, há várias opções de churrasco servidas à mesa como maminha, picanha, cachaço de porco, salsicha e vários acompanhamentos. O menu infantil é o mesmo, embora os mais novos também se possam servir livremente no buffet.
Há ainda novidades como o Grab & Go, ideal para quem quer uma refeição rápida mas saborosa entre mergulhos, e o animado Shore Bar, onde os cocktails e a música criam o cenário perfeito para as noites de verão.
O que podia ser melhor
A falta de arrumação nos quartos
Sabemos que enfiar praticamente meia centena de quartos num único hotel não é fácil, principalmente tendo em conta que o empreendimento é visitado maioritariamente por famílias. No entanto, tendo também em conta que grande parte dos hóspedes viajam com filhos, há dois aspetos que poderiam ser melhorados.
Avaliando a tipologia quarto familiar deluxe, aquela que nos foi atribuída e que é ideal para quatro adultos ou um casal com duas crianças (desde que já não usem berço), somos obrigados a realçar a falta de espaço para arrumação.
Para além de duas prateleiras na primeira área de repouso com duas camas single, o único armário está na segunda área, a da cama de casal, com poucos cabides e espaço para arrumar roupa, sendo a alternativa manter a mesma nos trolleys. Para um fim de semana, e com muito jeitinho, ainda conseguimos dividir os tecidos mais delicados entre cabides e mala, quando falamos de uma semana de férias, fica mais complicado.
E embora seja verdade que o hotel recomenda esta tipologia para crianças "mais velhas", como referem no site, a primeira área de repouso, a das camas individuais, é a que fica logo à entrada do quarto, junto à porta.
Claro que faz sentido reforçar que não existe qualquer problema de segurança no resort e que é fácil observar vários seguranças ao longo do dia e da noite pelo espaço, mas que atire a primeira pedra o pai ou a mãe que nunca se sentiu algo desconfortável por miúdos ficarem junto à porta (no entanto, não existe separação entre as duas áreas de repouso que dificulte a audição). Porém, a solução, pelo menos no nosso caso, foi fácil: um adulto em cada sala, com uma criança a ficar na cama singular e outra na cama de casal.
A informação sobre as inscrições do Kids Club podia ser mais clara
Como já referimos, é necessária uma inscrição prévia para deixar os seus filhos no kids club. No entanto, o que nós não sabíamos na altura da nossa estadia era justamente isso, dado que a informação não nos foi passada no check in.
Resultado? Na primeira manhã, batemos com o nariz (literalmente) na porta, dado que o espaço já estava com a lotação esgotada, e vimos o mesmo acontecer a vários hóspedes. Para além disso, mesmo que o seu filho seja inscrito no período da manhã, essa mesma inscrição tem de ser novamente validada quando o kids club abre a seguir ao almoço. Ou seja, informe-se das horas exatas de funcionamento e chegue uns cinco minutos antes.
Quanto a preços, tendo como base uma estadia de duas noites para o próximo fim de semana, de 8 a 10 de agosto, a tarifa para quatro pessoas (dois adultos e duas crianças com idades entre os 3 e os 12 anos) num quarto familiar deluxe começa nos 1678,10€ no regime tudo incluído standard, subindo para os 1773,10€ na vertente premium.
Se desejar visitar o hotel fora da época alta, no primeiro fim de semana de outubro (3 a 5), os preços descem consideravelmente. A estadia de duas noites em quarto familiar também para quatro pessoas começa nos 654,86€ para o tudo incluído standard, passando para os 754,86€ no caso do premium.
Quem reservar uma estadia de pelo menos sete noites tem acesso a ofertas como uma entrada gratuita num dos parques temáticos da região (como o Zoomarine ou Slide & Splash) e um jantar incluído num dos restaurantes parceiros do Algarve — como o Ábabuja, o Restinga Praia ou o The One Restaurant, no Tivoli Carvoeiro.